Misturando intolerância religiosa, preconceito e más intenções, bolsonaristas têm disparado uma fake news absurda, que muita gente acredita, para atacar a primeira-dama Janja da Silva e o governo Lula.
Circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais uma notícia falsa de que Janja teria "encomendado um ritual de Candomblé" para conter a alta do dólar. A alta da moeda norte-americana nos últimos dias se tornou a principal base para ataques ao governo Lula.
Te podría interesar
Desta vez, a fake news foi elaborada com uma montagem que leva o leitor a crer que a notícia teria sido veiculada pela coluna "Painel", do jornal Folha de S. Paulo. Com a logomarca do periódico e foto do editor, os detratores fizeram a seguinte manchete: "Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT".
Trata-se de uma mentira escancarada. O próprio jornal divulgou uma matéria, nesta quarta-feira (3), para denunciar a fake news.
"É falso conteúdo segundo o qual a coluna Painel, da Folha, teria publicado texto intitulado 'Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT'. Circulando no WhatsApp e no X —onde um dos posts foi visualizado mais de 25 mil vezes em menos de quatro horas—, o conteúdo é uma montagem, que usa elementos gráficos do layout da coluna e a foto do editor, Fábio Zanini. Por ser falso, o post não leva para link nenhum", diz o periódico paulistano.
Além do desmentido do jornal, a própria assessoria de imprensa de Janja reforçou que a primeira-dama não encomendou qualquer "ritual de candomblé" para conter a alta do dólar.