As especulações em torno do nome de Luciano Huck, da Globo, como candidato à Presidência - assim como de José Luiz Datena, da Band, para o governo paulista - já virou tradição na política brasileira, especialmente na fase entre as eleições para os Executivos federal e estaduais.
Desta vez, no entanto, a emissora da família Marinho decidiu se antecipar e negocia a renovação do contrato do apresentador, herdeiro do Domingão do Faustão, que só vence no final de 2025, época em que as negociações das candidaturas estarão em seu clímax.
Te podría interesar
Segundo a Folha de S.Paulo, as tratativas estão sendo realizadas por Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, que já teria recebido resposta positiva de Huck sobre o desejo de continuar à frente do programa dominical.
A antecipação da renovação do contrato com Huck acontece após o apresentador oferecer um jantar, no fim de maio, para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o governador paulista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que voltava de uma viagem aos EUA, onde participou de eventos com banqueiros para vender a Sabesp, companhia de saneamento de água do Estado.
Te podría interesar
Guedes e a terceira via
Em 2016, em meio às negociatas na terceira via para a sucessão do golpista Michel Temer (MDB), Huck foi apresentado a Paulo Guedes pela filha do economista, Paula. À época, o futuro super ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL) instigou o próprio apresentador a sair candidato.
No entanto, Huck abriu mão da candidatura à Presidência por uma questão simples: ele teria que deixar a Globo, onde tem um "salário" de cerca de R$ 1,3 milhão mensais, além dos ganhos também milionários com publicidade para bancos e grandes transnacionais.
Com fortuna estimada acima de R$ 1 bilhão, o apresentador global seria um dos principais articuladores da família Marinho e do "mercado" para encontrar um nome para a terceira via em 2026.
As tratativas com Tarcísio de Freitas irritaram Bolsonaro, que considera uma traição os flertes de seu ex-ministro com a terceira via. Para encampar a candidatura, no entanto, o governador paulista teria que ser repaginado, tirando o coturno de militar e calçando o sapatênis, em um traje mais moderado.
No entanto, a desconfiança em torno de Tarcísio fez com que uma parcela já desejasse o próprio Campos Neto, que já se apresenta de sapatênis, como candidato da terceira via.
A renovação do contrato com a Globo, ainda não assinada, não deixará Huck fora das eleições 2026.
Idealizador do RenovaBR, uma escolinha que forma potenciais candidatos para fortalecer a bancada neoliberal nos legislativos estaduais, o apresentador da Globo seguirá perambulando pelos bastidores da política, articulando uma alternativa para enfrentar Lula em 2026.