A nova novela das 6 da tarde ainda não começou, mas já está dando problemas para a Globo. A emissora não conseguiu registrar a marca “No Rancho Fundo”, título do folhetim, e acabou desistindo.
O imbróglio começou depois que a Ary Barroso Produções apresentou oposição ao pedido da Globo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
A emissora ingressou com a solicitação de registro no dia 26 de setembro de 2023. Porém, dois meses depois, a produtora contestou o pedido.
A empresa é dona do legado artístico de Ary Barroso, um dos autores da famosa canção que dá nome à novela. O outro compositor é Lamartine Babo.
Diante do cenário, a Globo protocolou uma petição desistindo da marca. Apesar do fato, a emissora confirmou à coluna Splash, que “está tudo certo” e que o título da próxima novela das 6 da tarde será mesmo “No Rancho Fundo".
Isso porque título e marca são diferentes. O primeiro faz parte da obra e a segunda é uma espécie de símbolo visual. A marca precisa ser registrada, mas o direito autoral não depende de registro.
“Elas por Elas” também teve problemas com registro
“No Rancho Fundo” estreia no dia 15 de abril e vai substituir “Elas por Elas”, que também teve problemas com o registro da marca.
A novela, de autoria de Mario Teixeira e Allan Fiterman, é uma comédia romântica que se passa nos dias atuais, no fictício distrito de Lasca Fogo no Cariri paraibano.