TELEVISÃO

Silvio Santos manda SBT reprisar desfile da Tradição, que o homenageou em 2001, com narração da Globo

Emissora transmitiu imagens e narração da concorrente, alegando direitos autorais "da internet".

Silvio Santos foi homenageado com versos no samba-enredo e participação em um carro alegórico.Créditos: Reprodução/X/brasilscenes
Escrito en MÍDIA el

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) surpreendeu seus telespectadores com um elemento na sua programação em horário nobre, na noite deste sábado (17). A emissora exibiu o desfile da escola de samba Tradição, que homenageou Sílvio Santos no desfile em 2001, com a narração e logotipo da Rede Globo.

Na noite de desfile das campeãs do Carnaval 2024, o empresário decidiu alterar a grade de programação para exibir o desfile do enredo "Hoje é Domingo, é Alegria, vamos Sorrir e Cantar", com narração de Glória Maria e Cléber Machado. A transmissão ocorreu em seguida ao telejornal "SBT News".

A transmissão foi feita com a narração original da Rede Globo e exibiu o logotipo da emissora enquanto os créditos na tela notificaram que as imagens utilizadas foram retiradas "da internet".

Transmissão no SBT exibe evidente logotipo da Rede Globo [Reprodução/X/leiruane]

Além de Sílvio Santos, a escola homenageou ou desfilou figuras marcantes da televisão brasileira, como Gugu Liberato, Hebe Camargo, Ratinho, Carla Perez, Adriana Bombom, Jackeline Petkovic, Babi Xavier e Fabiana Andrade, todos no último carro.

De acordo com apuração do F5, da Folha de S.Paulo, a gravação do desfile estava nos arquivos do SBT, programada para ser exibida em reportagens da emissora. Surpresa com o ocorrido, a Rede Globo estaria decidindo como se posicionará diante do caso.

Repercussão nas redes

Os usuários das redes sociais comentaram o espanto diante da exibição do desfile pelo SBT, no que pareceu a eles uma decisão tomada de supetão pelo apresentador e empresário, Sílvio Santos. O uso dos direitos autorais de imagem e narração do desfile são da Globo.

 

"Cara, o Silvio Santos simplesmente mandou o SBT reprisar o desfile em sua homenagem feito pela escola de samba Tradição em 2001. Com imagem da Globo. Sem autorização. Tá no ar agora! Hahahahahaha Inacreditável!", escreveu um internauta.

 

"Eu não estou acreditando que, na noite do desfile das campeãs na Sapucaí, o Silvio Santos mandou a equipe do SBT reprisar na emissora o desfile de 2001 da GRES Tradição realizado em sua homenagem com transmissão oficial da Rede Globo naquele ano. KKKKK", reagiu outra usuária.

 

Páginas voltadas para a cobertura televisiva apontaram que a decisão de transmitir a homenagem à Sílvio Santos não rendeu a visibilidade esperada. A reprise marcou 2,5 de média e 3,3 de pico, 26% a menos do que a emissora marcava no horário, deixando o SBT em terceiro lugar entre as transmissões.

 

"Silvio Santos, o icônico apresentador e proprietário do SBT, surpreendeu a todos ao ligar exigindo a reprise do desfile da escola de samba Tradição, que o homenageou em 2001. A decisão foi tomada durante a transmissão do SBT Brasil, adicionando um toque de nostalgia aos espectadores", informou outra página.

 

 

Enredo completo

Leia o enredo completo da G.R.E.S Tradição:

Olha que glória, que beleza de destino

Pra esse menino Deus reservou, ô

Ele cresceu, ele venceu, vive sorrindo

Com muito orgulho foi camelô

 

Nasceu na Lapa

No Rio de Janeiro

Esse artista é o enredo

Da nossa Tradição

 

Foi do rádio, minha gente

Hoje na televisão

Oi, patrão!

Faz o dia mais contente

Alegria do povão

 

Qual é o prêmio, Lombardi? Diz aí!

Qual é a Música? Quem sabe, canta aí!

Quem quer dinheiro?

O aviãozinho vai subir!

 

Qual é o prêmio, Lombardi? Diz aí

Qual é a Música? Quem sabe, canta aí

Quem quer dinheiro?

O aviãozinho vai subir!

 

Minhas colegas de trabalho

Que beleza de auditório

Abre a Porta da Esperança

É Namoro na TV

 

Boa Noite, Cinderela

Gosto de você

Em Nome do Amor

Eu quero morrer de prazer

 

Laiá, laiá, oi

Laiá, laiá, oi

É um Baú de Felicidade

 

Vamos cantar, vamos brincar, vamos sorrir

É domingo, é alegria

Sílvio Santos vem aí!

 

Vamos cantar, vamos brincar, vamos sorrir

É domingo, é alegria

Sílvio Santos vem aí!