MÍDIA E FASCISMO

Folha escala economista lacração para pedir volta de Bolsonaro e de Paulo Guedes

Discípula de Milton Friedman, o "papa" do neoliberalismo, Deirdre Nansen McCloskey foi professora de Guedes em Chicago e ganhou notoriedade por lacrar em artigos em que chama Lula de "criminoso"

Deirdre Nansen McCloskey, Guedes, Bolsonaro e Folha: a aliança do fascismo com o neoliberalismo.Créditos: Wikipedia / Isac Nóbrega PR / Reprodução Folha
Escrito en MÍDIA el

Cada dia mais se alinhando à defesa do fascismo para impor a agenda neoliberal, defendida pelo dono do jornal, o banqueiro Luiz Frias, a Folha de S.Paulo escalou a economista lacração ultraliberal Deirdre Nansen McCloskey, discípula de Milton Friedman, para pedir a volta de Jair Bolsonbaro (PL) e Paulo Guedes ao governo.

Professora emérita de economia e de história da Universidade de Illinois, em Chicago, Deirdre escreve no jornal da família Frias desde abril de 2022 e ganhou notoriedade ao defender medidas ultraliberais com tentativas de lacração, como no texto em que chamou Lula de "criminoso" para defender a "liberdade de expressão" de Elon Musk.

No artigo desta terça-feira (4), com o título "A Gangue de Trump", Deirdre defende: "Volte, Jair. E coloque novamente um liberal no comando da economia" - frase que foi levada com destaque para a página principal no site da Folha.

A economista volta a atacar Lula, dizendo que foi enganada por Donald Trump, nos EUA, e "pelo seu criminoso condenado eleito para o cargo supremo, e o achei preferível ao imitador de Trump, Bolsonaro" - em relação a artigo em que ela havia dito que preferia Lula nas eleições de 2022,

Em seguida, a economista lacradora fiz que "Bolsonaro não se cercou de idiotas e criminosos, como Trump pretende fazer em seu segundo mandato".

A frase serviu de deixa para, mais adiante, Deirdre defender a volta de Bolsonaro e Paulo Guedes, que teria sido seu aluno na Universidade de Chicago, onde Friedmann cunhou as bases da teoria de usurpação das nações, cunhada como neoliberalismo.

Ao criticar a escolha de Donald Trump para chegiar o Tesouro, a economista ecoou as vozes, que gritam dentro da própria Folha, pela volta do fascismo bolsonarista para levar adiante a ultraliberalização da economia por Guedes.

"Pelo menos Bolsonaro escolheu para seu czar da economia um excelente economista (um aluno meu na Universidade de Chicago naquela época). Ele não fez todo o trabalho contra as regulamentações absurdas que paralisam a economia brasileira e certamente não fez o trabalho completo que a equipe de economistas verdadeiramente liberais de Milei está fazendo este ano na Argentina. Mas pelo menos ele sabia do que estava falando", escreveu sobre Guedes para concluir ao melhor estilo Folha.

"Volte, Jair. E coloque novamente um liberal no comando da economia".
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar