INACREDITÁVEL

VÍDEO: Jornalista da CNN reproduz tese de que "Lula foi solto pra derrotar Bolsonaro"

A alegação de que o Supremo Tribunal Federal teria articulado um "grande acordo" para liberar o ex-presidente petista e permitir sua candidatura é amplamente difundida por grupos da extrema direita

VÍDEO: Jornalista da CNN reproduz tese de que "Lula foi solto pra derrotar Bolsonaro".Créditos: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Escrito en MÍDIA el

Durante o programa "Análise WW", apresentado pelo jornalista William Wack, na edição da última quinta-feira (21), o jornalista Caio Junqueira, ao discutir com o cientista político Carlos Mello sobre o contexto do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reproduziu uma tese difundida por bolsonaristas de que o Supremo Tribunal Federal (STF) "soltou" Lula, pois ele era o único que poderia derrotar o então presidente Bolsonaro.

Cabe destacar que a soltura do presidente Lula (PT) se deu no âmbito da Operação Spoofing, que também ficou conhecida como "Vaza Jato", quando áudios comprovaram que o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol combinavam caminhos e narrativas para levar o líder petista à prisão. Posteriormente, Moro foi considerado suspeito pela Corte, ou seja, atuou com parcialidade no caso de Lula.

A divulgação das conversas entre Moro e Dallagnol levou ao reconhecimento público de que a Operação Lava Jato atuou de maneira parcial no caso do triplex e, consequentemente, levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a anular as condenações e revogar a prisão de Lula. Todo esse contexto, em momento algum, foi citado pelo jornalista da CNN Brasil.

"O Supremo Tribunal Federal é o grande adversário do Bolsonaro e do bolsonarismo, isso dá outra dimensão. No caso do Lula, era um juiz federal (Sergio Moro), de Primeira Instância, lá de Curitiba. O Lula foi preso e ele foi retirado da prisão justamente, se nós fizermos uma leitura política, porque ele era o único capaz de derrotar o Bolsonaro nas urnas, que é o que acabou acontecendo. Essa é uma leitura... eu não estou nem comprando essa tese, mas é uma tese que circula, é uma tese viável e legítima [...] essa tese, é uma tese legítima. O mesmo judiciário que colocou o Lula na cadeia, tirou ele da cadeia [...] a grande questão desse julgamento do Bolsonaro é até que ponto ele vai ser político ou técnico. A percepção que a gente tem é que ele já está condenado", afirma Caio Junqueira, jornalista da CNN Brasil.

Em seguida, o professor Carlos Mello é direto sobre o assunto: "Qualquer tese é legítima, mas ela precisa ser comprovada."

A discussão entre o jornalista Caio Junqueira e o cientista político Carlos Mello pode ser conferida no vídeo abaixo: