O portal UOL vem sendo detonado por usuários das redes sociais devido a uma matéria da jornalista Raquel Landim que explora uma internação hospitalar de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo (SP), ocorrida há mais de 20 anos.
Publicada às 17h16 desta quinta-feira (3), isto é, a poucas horas do debate entre os candidatos à prefeitura da capital paulista promovido pela TV Globo, e às vésperas do primeiro turno da eleição, que será realizado no domingo (6), a reportagem expõe o prontuário médico de Boulos na ocasião em que o deputado, quando tinha 19 anos, foi internado em um hospital com um quadro de depressão.
Te podría interesar
A pauta, na verdade, ecoa um factoide trazido por Pablo Marçal (PRTB) no debate promovido por UOL e Folha na última segunda-feira (30). Na ocasião, Marçal ameaçou divulgar uma suposta denúncia contra Boulos.
"Hospital do Servidor. Prometi mostrar na última semana e vou fazer isso", havia disparado o coach de extrema direita.
Boulos, então, pediu para usar parte de seu tempo e responder à provocação, explicando o que significa "Hospital do Servidor" e, consequentemente, destruindo a tentativa de Marçal de criar um factoide às vésperas do primeiro turno. Segundo o candidato do PSOL, este era um assunto que ele não queria tornar público, mas julgou ser necessário para não dar margem aos ataques de Marçal.
"A baixaria do Marçal nao tem limite. Sabe o que ele quer dizer aqui? Primeiro, ele inventou a mentira trabalhando com um homônimo. Para confundir o eleitor. Agora, quando ele cita o Hospital do Servidor, ele está se referindo a um período quando eu tinha 19 anos que enfrentei uma depressão crônica e fiquei alguns dias no Hospital do Servidor, como acontece com muitos jovens (...) Nunca falei isso publicamente. E me recuperei. Isso pode ser confirmado por todos os médicos que trabalham lá. Uma pessoa como essa [Marçal] não tem condições de ser candidato a prefeito de São Paulo", disse Boulos.
A matéria do UOL sobre o assunto, portanto, não traz nada de novo, e ainda divulga detalhes sobre uma internação ocorrida há mais de 20 anos – fato sem qualquer interesse público – e ainda expõe um documento sigiloso.
Em meio a repercussão, o portal UOL informou que foi a própria campanha de Guilherme Boulos que forneceu o prontuário médico em questão à jornalista Raquel Landim.
Críticas
Inúmeros leitores e usuários das redes sociais vêm expressando indignação com a "matéria" do UOL sobre a internação de Boulos ocorrida há mais de 20 anos.
O juiz de Direito Marcelo Semer, por exemplo, classifica o fato como uma "vergonha" e afirma que Marçal é o candidato de parte da mídia.
"Não adianta criticar quem joga sujo e vitaminar a sua pauta. Uma vergonha o UOL expondo o “furo” do prontuário do jovem Boulos, sem qualquer interesse jornalístico, que não o de manter o lamaçal funcionando. Marçal é, sem dúvida alguma, o candidato dos sonhos da mídia", escreveu o magistrado.
Confira abaixo outras reações: