"PIONEIRO"

CNN fecha acordo com o Google por remuneração e mais 4 TVs devem seguir o mesmo caminho

Informação foi revelada em entrevista de João Camargo, executivo da CNN que viralizou após escrever artigo na Folha intitulado ‘Ser rico não é pecado’, ao Valor Econômico

João Camargo.Presidente-executivo da CNN BrasilCréditos: Reprodução
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O presidente-executivo da CNN Brasil, João Camargo, revelou em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta terça-feira (5) que sua emissora fechou o primeiro acordo de remuneração de conteúdo com o Google, impulsionado por obrigação prevista no PL das Fake News, e que outras quatro televisões devem seguir o mesmo caminho.

O assunto surgiu quando Camargo - que recentemente ganhou a atenção das redes sociais após publicar um artigo intitulado 'Ser rico não é pecado' na Folha - falava sobre sua política de austeridade à frente da CNN, que fez a emissora devolver um andar inteiro do prédio que ocupa na Avenida Paulista e limitado uma série de outros gastos, incluindo benefícios dos executivos. O próprio Camargo saiu de uma sala definida por ele como “cinematográfica”, para trabalhar em uma pequena sala, uma estação de trabalho, como qualquer outro funcionário.

Camargo apontava que os cortes seriam feitos com o intuito de preservar os gastos para a produção de um bom jornalismo. Foi nesse momento que o repórter lhe perguntou qual seria o plano da empresa para adquirir novas receitas. Na resposta ele revelou o acordo com o Google.

“Primeiro no digital. Somos a primeira broadcast do Brasil a assinar a remuneração de conteúdo com a Google. Ele vai fazer isso com os outros, mas nós somos a pioneira. Então assim, desse PL que o Google teria que remunerar conteúdo, ele já estabeleceu esse primeiro acordo conosco. Foi um contrato que a gente considera ótimo. O Google está inclusive nos ajudando a melhorar o digital", afirmou Camargo.

Camargo em seguida afirma que o contrato já foi assinado e que outras emissoras estão no radar do Google, mas que a CNN Brasil é a pioneira. Dá maiores detalhes das conversas com a big tech quando afirma que a obrigação das mesmas em remunerar conteúdos jornalístico previsto pelo PL das Fake News acelerou as negociações e revela, sem dar nomes, que seriam quatro as outras emissoras de televisão que estariam negociando acordos semelhantes.

“Não posso dizer pela lógica do Google, mas para mim foi super oportuno. A pessoa que eu trouxe do Google, o Sérgio Maria (ex-funcionário do Google e do grupo Globo, e atual diretor da área digital da CNN), se aproximou muito deles, eles conseguiram achar essa equação. A gente aceitou de muito bom grado, rapidamente. E o que eu posso dizer para você é que eles me asseguraram que estão para assinar com mais quatro TVs abertas nesses próximos dias", revelou.

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