Apesar de ter revisto algumas posições e, atualmente, tecer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a jornalista Rachel Sheherazade, que está no elenco do reality show "A Fazenda", da Record TV, já fez no passado discursos que hoje são alinhados ao bolsonarismo e à extrema direita.
Em 2014, quando era âncora do "Jornal do SBT", principal telejornal da emissora de Silvio Santos, a jornalista fez um comentário ao vivo defendendo a ação de "justiceiros" que torturaram um jovem de 15 anos acusado de furto no Rio de Janeiro (RJ).
Te podría interesar
A declaração de Sheherazade, à época, foi aplaudida pela extrema direita e repudiada por defensores dos direitos humanos. Ela chamou de "legítima defesa" o ato de um grupo que deixou o jovem acusado de furto nu o prendeu em um poste.
"O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro", disparou Sheherazade à época.
Te podría interesar
"No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro", prosseguiu a jornalista.
"O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”, disse ainda.
Equipe nega, mas vídeo comprova que Sheherazade defendeu "justiceiros"
Diante da participação de Rachel Sheherazade no reality show "A Fazenda", usuários das redes sociais passaram a resgatar antigas falas polêmicas da jornalista, entre elas o comentário em defesa dos "justiceiros" que torturaram o jovem de 15 anos no Rio de Janeiro.
A equipe de Sheherazade que vem gerenciando os perfis da jornalista nas redes sociais, então, fez uma publicação em que diz ser "fake news" a informação de que a jornalista aplaudiu a ação criminosa contra o jovem acusado de furto.
"ALERTA FAKE NEWS: Com o objetivo de prejudicar ou até mesmo manchar a imagem de Rachel, muitas notícias falsas e absurdas a seu respeito, estão sendo criadas. Notícia falsa é crime, não caiam em Fake News, chequem as fontes e não acreditem em tudo o que leem", diz a postagem.
Veja:
Acontece que o discurso de Sheherazade em questão está registrado em vídeo no canal do YouTube do SBT. À época do comentário, inclusive, a emissora chegou a ser alvo de um processo do Ministério Público Federal (MPF).
Assista ao vídeo