A nova rede social do grupo Meta, detentores das plataformas Facebook e Instagram, foi lançada na última quarta-feira (05) e bateu recorde de cadastro de usuários em poucas horas. “Threads” é uma plataforma criada com um modelo similar ao do Twitter, visando competir com a rede social adquirida por Elon Musk.
Mark Zuckerberg, CEO da empresa Meta, publicou em seu Thread que a plataforma ultrapassou a marca de 2 milhões de contas apenas nas duas primeiras horas no ar. Nesta quinta-feira (06), o número de usuários cadastrados foi atualizado para mais de 30 milhões.
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O sucesso está ligado ao Instagram, uma das redes sociais mais famosas e utilizadas em todo o mundo. A plataforma Threads, embora tenha uma interface muito similar ao do Twitter e disponibilize as mesmas funções, está atrelada à rede social das fotos e vídeos, pois parece uma espécie de “extensão” do outro app de Zuckerberg, uma vez que até mesmo o cadastro pode ser simplificado ao importar os dados da conta do usuário.
Dentre as redes sociais mais populares, apenas o Twitter não pertencia à Meta. Mesmo o Snapchat, que obteve grande sucesso entre 2014 e 2020, foi ultrapassado pelas plataformas da empresa, que adaptaram seus layouts e interações ao adicionarem a opção de compartilhar story temporário, enfraquecendo a ferramenta carro-chefe da rede social.
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No entanto, os usuários, que se auto intitulam de “tredeiros”, estão com opiniões divididas sobre o desempenho da nova rede social. Uma parte se adaptou melhor a ela do que ao Twitter, mas outra parte reclama sobre as configurações de visualização dos posts, interações, dentre outros detalhes.
Outro ponto muito comentado é sobre a impossibilidade de desativar a conta do usuário do Threads sem desativar o perfil do Instagram. Embora seja uma tática da Meta para evitar a evasão do aplicativo, os tredeiros acharam uma medida um pouco exagerada.
O lançamento do Threads aconteceu num momento oportuno, após Elon Musk anunciar alterações no funcionamento do Twitter no dia 01/07, que incluem a limitação de leitura de tweets por dia, o que causou muita polêmica e descontentamento por parte dos usuários.