O aplicativo Threads, lançado no início do mês de julho pela empresa Meta, está perdendo sua força em termos de usuários ativos. Os dados coletados pela consultoria Sensor Tower e Similarweb mostram queda de 20% do tempo dos usuários utilizando a plataforma em relação à semana passada.
De acordo com a consultoria, a atividade dos usuários no aplicativo de terça-feira (11) e quarta-feira (12) foi 20% menor em relação ao sábado da semana passada. Os perfis da rede social também diminuíram seu tempo de tela, indo de 20 para 10 minutos diários.
Te podría interesar
“Esses primeiros retornos sinalizam que, apesar da comoção durante o lançamento, ainda será difícil para o Threads conquistar espaço na rotina das redes sociais da maioria dos usuários”, disse Anthonu Bartolacci, diretor da Sensor Tower, à CNBC. “O apoio da Meta e a integração com o Instagram provavelmente dão ao Threads um fluxo muito maior que outros serviços, mas ele precisará de uma proposta de valor mais atraente que simplesmente ‘Twitter, mas sem Elon Musk’.”
A nova rede social bateu o recorde do ChatGPT ao alcançar o número de mais de 100 milhões de usuários registrados em apenas cinco dias. No entanto, o Threads esteve envolvido em polêmicas logo no início, pois não permitia que quem criasse uma conta na plataforma pudesse excluir seu perfil no Instagram – rede social também vinculada à Meta. Essa foi uma das principais estratégias utilizadas pela empresa de Marck Zuckerberg no lançamento do Threads, e funcionou até certo ponto, mas não impossibilitou que as pessoas deixassem de utilizá-lo.
Te podría interesar
Além disso, outro problema apontado pelos usuários enquanto estavam começando a utilizar a nova rede social foi a interação confusa que, segundo eles, não é tão confortável quanto a do Twitter, a rede social rival.
A questão da política de privacidade do Threads também já foi questionada pelos usuários, uma vez que a coleta de informações costuma ser imensa nesse tipo de plataforma. Como é vinculado ao Instagram, mas dispõe de outras maneiras de interação, o Threads pode importar o que se é consumido no Instagram e adaptar seu conteúdo conforme o comportamento do usuário no próprio Threads, configurando uma potencialização ainda maior dessa coleta de dados.