Lucia Hippolito, renomada jornalista, cientista política e historiadora, faleceu nesta quarta-feira (21), aos 72 anos, no Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela estava em tratamento para combater um câncer de pulmão, que se desenvolveu após ter removido um tumor no útero no ano passado. Nascida em Bauru, São Paulo, Lucia deixa seu marido, Edgar Flexa Ribeiro, proprietário do Colégio Andrews.
Há cerca de 10 anos, Lucia precisou se afastar de suas atividades devido a problemas de saúde após ser diagnosticada com a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso periférico e a deixou sem movimentos nas pernas. Durante suas férias em Paris, em abril de 2012, ela teve um mal-estar repentino, sendo prontamente internada e dando continuidade ao tratamento no Brasil.
Te podría interesar
Até 2012, Lucia atuou como comentarista e apresentadora na Rádio CBN, quando precisou se afastar devido a questões de saúde. Ela também foi membro do quadro "Meninas do Jô" no programa de Jô Soares, ao lado de Lilian Witte Fibe, Cristiana Lôbo e Ana Maria Tahan, entre os anos de 2005 e 2010. Além disso, Lucia foi comentarista no UOL News e na GloboNews.
Como autora, Lucia Hippolito deixou um legado na área política, com diversos livros publicados. Ela também ocupou o cargo de chefe de gabinete da Presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Algumas de suas obras incluem: "PSD de Raposas e Reformistas" (Editora Paz e Terra), "Política: quem faz, quem manda, quem obedece", em coautoria com João Ubaldo Ribeiro (Editora Nova Fronteira) e "Por dentro do governo Lula: anotações num diário de bordo" (Editora Futura).
Com informações do Globo