INDIGNAÇÃO

Por que Luciano Huck vai processar a rede X, de Elon Musk

O apresentador da Globo tomou a decisão após fazer uma reclamação formal ao antigo Twitter, mas não obteve retorno

Luciano Huck.Créditos: Divulgação
Escrito en MÍDIA el

Luciano Huck, apresentador da Globo, decidiu acionar a Justiça contra o X, antigo Twitter. Ele está indignado com uma imagem que circula na rede, em que aparece algemado, vestido em um suposto uniforme de presidiário com listras brancas e verdes e escoltado por dois policiais.

Junto à montagem, a frase; “Sensacional escândalo atingiu os brasileiros; Luciano Huck o que lhe aconteceu realmente depois de as câmaras se desligarem”.

Após tomar conhecimento da circulação da montagem, Huck fez uma denúncia diretamente à rede social de Elon Musk sobre a fake news e a utilização indevida de sua imagem.

Além disso, ele chegou a fazer uma postagem dizendo que a “imagem absurda e fraudulenta” é “golpe”. Porém, não recebeu nenhum retorno da empresa.

“É inacreditável, mas o X, o novo Twitter, perdeu o controle da sua própria plataforma. Há semanas estamos denunciando e pedindo apoio da empresa aos ataques de fake news e clickbaits que estamos sofrendo e nada acontece. Só nos resta a Justiça”, declarou o apresentador, em entrevista ao Notícias da TV.

Na montagem, a cabeça de Huck foi “colada” ao corpo de uma pessoa usando um uniforme de presidiário e sobreposta a uma cena de filme. No entanto, Huck tem dúvidas sobre a veracidade da sua foto. “Tem cara de imagem gerada por inteligência artificial”, destacou.

Responsável não foi identificado

Huck tentou, mas não conseguiu identificar o responsável pela postagem mentirosa. O que se imagina é que tenha sido disparada no X por contas falsas, pois o usuário altera a cada vez que o banner aparece. Quem clica na imagem também vai parar em lugares diferentes.

O link da publicação levava, nos últimos dias, para um site sueco de turismo; para outro de entretenimento; e para o cardápio de um restaurante.

Todos os textos são ilustrados com a imagem de Huck como presidiário, ou seja, sem a menor relação com os assuntos. Ainda existe outra possibilidade: o fato de nenhuma das postagens terem anúncios, pode ser que seja uma armadilha para capturar dados de quem entra nos sites.