Condenado por disseminar ódio contra doadora de leite humano nas redes sociais, Danilo Gentili foi detonado na rede X, antigo Twitter, por publicação estúpida sobre o caso Choquei, que resultou na morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, em plena noite de Natal.
"Faltam poucas horas pro Natal. E aí @choquei quem vocês vão querer assassinar nessa noite? Já decidiram?", escreveu Gentili na rede às 21h24 deste domingo (24).
Te podría interesar
Internautas reagiram instantaneamente à publicação do humorista, que por diversas vezes contribuiu para a disseminação de discurso de ódio nas redes. Em 2021, Gentili foi condenado a indenizar em R$ 80 mil a técnica em enfermagem Michele Maximino, maior doadora de leite humano do Brasil, após chamá-la de “vaca” e compará-la ao ator pornográfico Kid Bengala, durante o programa “Agora é Tarde”, na Band - a emissora também foi sentenciada.
"Igual vc que acabou com a vida da mulher que doava leite para maternidade? Fez ela até mudar de cidade", comentou um dos seguidores, entre dezenas que lembraram do caso.
Te podría interesar
Quase no mesmo horário, Whindersson Nunes gravou um vídeo em que se pronuncia pela primeira vez sob a morte da jovem de 22 anos que tirou a própria vida após fake news divulgada pelo perfil de fofocas Choquei sobre envolvimento amoroso com o humorista.
Intercalando momentos de extrema emoção, em que lembra a morte do próprio filho recém-nascido, e desespero, Nunes se dirigiu à mãe da jovem e, após consultas com amigos, disse que vai acompanhar as investigações e iniciar um movimento para que seja feita uma Lei Jéssica Vitória, para regulamentação de perfis nas redes sociais - proposta já defendida pelo ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e que é consenso no governo Lula.
“Quero iniciar um movimento para ver se contribui para a gente criar uma lei chamada ‘Jéssica Vitória’, para aprimorar a legislação brasileira nesse negócio que está acontecendo agora que é esse jornalismo não oficial, que isso é muito perigoso. Tem gente que tem muito seguidor e diz que não é uma coisa oficial, mas é uma coisa que impacta de verdade”, afirmou Nunes.
Whindersson ainda pediu aos seguidores que não ataquem o administrador do perfil Choquei e fez um apelo para um pacto de civilidade nas redes.
"A Choquei soltou uma nota de uma advocacia, as pessoas já foram atacar advogada. Eu queria dizer que isso aconteceu, isso está acontecendo porque as pessoas atacam as outras pessoas também. Existe uma grande parcela de culpa de todo mundo, a gente não quer mais vítima. O administrador da Choquei, eu já vi muita gente botando no Twitter a foto dele: 'Ó, essa aqui é a foto do cara'. Isso pode gerar às vezes um ataque no meio da rua, alguém fazer alguma coisa fisicamente com esse cara, e a gente não quer mais vítimas aqui, a gente não queria nenhuma vítima, então evita fazer coisa desse tipo. Porque esse negócio tomou uma proporção tão grande", disse.
Dez vezes em que Gentili destilou ódio nas redes
Colunista da Fórum, Cynara Menezes escreveu um artigo após a condenação do apresentador do SBT, em 2021, listando "10 vezes em que Danilo Gentili mostrou ser mais misógino que Bolsonaro".
Além do caso da técnica de enfermagem, a jornalista lembra do tuite em que o apresentador classifica como "gênio" aquele que transa com mulher bêbada, o ataque misógino à atriz Bruna Marquezine, entre outros casos - leia aqui.
Veja mais reações à publicação estúpida de Danilo Gentili