BOCA FECHADA

Choquei toma atitude drástica diante das críticas na web

A morte da jovem Jéssica Canedo, como produto dos ataques digitais que sofreu após uma fake news envolvendo seu nome ser divulgada, disparou críticas à página nas redes sociais

A jovem Jéssica Canedo.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en MÍDIA el

Desde a morte da jovem Jéssica Canedo, de 22 anos, que tirou a própria vida após sofrer ataques digitais sistemáticos decorrentes de uma fake news envolvendo o seu nome e o do humorista Whindersson Nunes, a página Choquei, que tinha cerca de 30 milhões de seguidores ávidos pelas suas fofocas de última hora, agora é alvo da revolta das redes sociais.

A maior página de fofocas do Brasil é apontada como uma das que espalharam as mentiras sobre a jovem. Uma conversa falsa entre Jessica e o humorista Whindersson Nunes foi divulgada em perfis nas redes sociais, incluindo a própria Choquei.

Usuários nas redes sociais exigem que a página de fofocas seja responsabilizada pela morte de Jéssica, que relatou,antes do suicídio, estar sofrendo ataques por conta da notícia falsa. A Choquei então apagou as postagens sobre a jovem após a veiculação da tragédia, que foi confirmada pelos próprios familiares de Canedo nas redes sociais na noite de sexta-feira (22).

No sábado (23), após apagar as postagens referentes, a Choquei publicou uma nota de esclarecimento se eximindo da culpa pela tragédia. Também apelou para a defesa da liberdade de expressão a fim de se antecipar a um eventual processo.

“Cumpre esclarecer que não há a responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas (...) Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade”, diz a nota.

Mas os internautas, não satisfeitos, adicionaram suas próprias notas à publicação, naquele formato de esclarecimento a respeito de possíveis fake news. Entre outras coisas, rebateram o argumento da página de que só publicaria informações verificadas.

“O compromisso do perfil nunca foi com responsabilidade e ética . Mais de 20% das postagens são falsas e não são verificadas. Não há cuidado com intimidade e privacidade”, marcaram os internautas.

E nesse contexto, de olho na Justiça, a página tomou uma atitude drástica, que afeta diretamente os seus negócios. Uma vez que monetiza a partir do volume de interações nas suas postagens, a página não poderia ficar inativa. Pois é exatamente o que aconteceu. Desde a publicação da nota de esclarecimento, a Choquei não fez mais nenhuma publicação mesmo estando entre os assuntos mais falados do momento.

Reprodução/X

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar