Você com certeza já ouviu ou leu em algum o lugar o termo "bots" ou "robôs": método anti-ético de produção de comentários em massa nas redes sociais. As plataformas digitais, geralmente, os classificam como spam e punem quem pratica tal ação.
Como funciona? Você faz uma postagem, posta alguma palavra-chave que está na programação dos tais robôs e pronto, a sua publicação recebe uma enxurrada de "comentários" que, geralmente, são todos iguais.
Te podría interesar
Pois bem, o jornalista Ricardo Corrêa, editor chefe do jornal O Tempo, fez um texto em seu perfil no Twitter que revela como eles funcionam. Corrêa fez uma postagem aleatória sobre o Lula Pereira, suposto técnico do Ponte Preta. Alguns minutos depois, a sua publicação foi tomada por comentários contrários ao ex-presidente Lula.
O que isso mostra? Neste caso específico, trata-se de robôs bolsonaristas que estão programados para reagir a qualquer publicação que contenha a palavra-chave "Lula". Não importa se é o Lula técnico, cozinheiro ou o pré-candidato do PT à presidência da República.
Te podría interesar
Confira abaixo o resultado do experimento do jornalista.
A Mídia Ninja, a partir do experimento de Ricardo Corrêa, fez um vídeo explicativo sobre o funcionamento dos robôs bolsonaristas.