O Twitter divulgou, nesta quarta-feira (20), um pacote de iniciativas para as eleições de 2022. O enfoque principal é combater fake news, desinformação, tirar dúvidas do eleitorado e estimular a conversa sobre o tema.
O líder de curadoria do Twitter na América Latina, Leonardo Mota, anunciou uma ampliação da parceria oficial com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um dos recursos é o aviso de busca: assuntos referentes à confiabilidade das urnas ou biometria, por exemplo, levarão diretamente a Moments produzidos pelo Twitter em conjunto com o órgão federal.
Outras novidades anunciadas pelo Twitter: a etiqueta que denuncia tuítes como “Enganoso”, que existe desde abril, levará agora para uma página de Moments específica a respeito do assunto, com conteúdos de fontes confiáveis, selecionados pela equipe de curadoria da plataforma.
Estes Moments serão alguns dos recursos de “alfabetização midiática”, que tem como objetivo ensinar o usuário a detectar fake news. Os próprios perfis oficiais do Twitter começarão, em agosto, uma campanha com esse intuito.
Ainda em agosto, será ativado um chatbot, em parceria com a organização da sociedade civil Politize, para tirar as principais dúvidas dos eleitores.
A identificação dos conteúdos enganosos será feita pelo algoritmo da rede e por uma equipe de jornalistas, atuando 24 horas nos sete dias da semana.
Aba “Eleições 2022” concentrará tuítes e Moments a respeito dos temas mais relevantes do momento
Na interface, a mudança principal será uma nova aba na seção “Explorar”, que receberá o nome “Eleições 2022”. Serão concentrados os tuítes e Moments a respeito dos temas mais importantes do momento.
Para os eleitores de dez estados, a aba terá uma atualização local, com informações específicas: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, segundo informações do UOL.