O colunista do Globo Merval Pereira foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta segunda-feira (9) ao defender, em artigo publicado neste domingo, um segundo turno com os três candidatos mais votados.
Blog do Rovai: Democracia à la Merval, o porta voz da Globo
Te podría interesar
Merval ataca em seu texto o voto útil no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL): “Não há nenhuma razão para quem não é lulista votar no ex-presidente no primeiro turno, nem mesmo dizer nas pesquisas que votará nele. Mesmo que se queira impedir a reeleição de Bolsonaro, e essa é uma tarefa dos democratas, não é preciso apressar o passo, pois a eleição tem dois turnos exatamente para evitar que um presidente seja eleito pela minoria dos eleitores”.
Proposta de Miro Teixeira
A seguir, o jornalista resgata uma proposta de 2013 do então deputado federal Miro Teixeira (PDT). Merval lamenta que “não dá mais para mudar a legislação eleitoral”, e afirma que “uma medida a ser estudada, menos traumática do que a implantação do parlamentarismo ou do semipresidencialismo, seria fazer um segundo turno com os três mais votados no primeiro, desde que o terceiro colocado tenha tido um número mínimo de votos, a ser definido na regulamentação”.
Te podría interesar
A internet não perdoou a ideia estapafúrdia e oportunista do jornalista que não se conforma com a liderança folgada de Lula nas pesquisas. Veja alguns memes e piadas abaixo: