ELEIÇÕES 2022

Em encontro com petroleiros, Rovai destaca centralidade da internet nas eleições de 2022

Assim como fez no "Fala, Rovai" dessa terça, o editor da Fórum disse à FUP que a disputa eleitoral contra o bolsonarismo não será fácil

Renato Rovai durante o quadro Fala, Rovai.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en MÍDIA el

O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, participou nesta terça-feira (5) de um encontro com as equipes de comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatos. Rovai destacou a importância das redes sociais nas eleições de outubro de 2022 e reforçou que o campo progressista não pode achar que a eleição já está ganha para o ex-presidente Lula (PT), como já havia apontado no "Fala, Rovai" desta terça - quadro editorial gravado durante o Fórum Onze e Meia.

“A disputa vai ser difícil e não será com um candidato do campo democrático. Vamos disputar a eleição com um fascista”, disse o editor da Fórum“Se vamos disputar esta eleição com um fascista, temos que nos preparar e saber como nos comunicar”, alertou, destacando que o prinicipal desafio dessa eleição é justamente derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o bolsonarismo.

Rovai, que está lançando o livro “Como Derrotar o Fascismo nas eleições e sempre” em parceria com o sociólogo Sérgio Amadeu, resaltou a importância de estratégias organizadas de comunicação digital e articulações em redes para combater e se contrapor à desinformação e isolar os grupos bolsonaristas - lembrando que a disputa é entre democratas e fascistas.

Para o editor da Fórum, é possível avançar no campo democrático, fazendo o diálogo com setores da população onde ainda há dificuldades de interação com os movimentos sociais e os partidos progressistas. O jornalista, no entanto, alertou que “para derrotar o fascismo, não podemos cair nas armadilhas dele”, avisando que “não se se dialoga com fascista, ele tem que ser derrotado e não compreendido”.

Rovai sugeriu aos sindicatos petroleiros a organização de comitês digitais de luta contra o fascismo, ressaltando que é preciso priorizar ações nas redes, além das ruas.

O encontro das secretarias de comunicação da FUP e de seus sindicatos é realizado mensalmente para discutir ações integradas e debater estratégias de comunicação com convidados. Além de Rovai, já participou do encontro o antropólogo e podcaster, Orlando Calheiros.

Com informações da assessoria da FUP

Confira o "Fala, Rovai" desta terça-feira: