FICOU FAMOSO

Áudio de Mamãe Falei sobre ucranianas é destaque no britânico The Guardian

Respeitado jornal do Reino Unido publicou reportagem sobre as falas sexistas de Arthur do Val e lembrou do apoio de Sergio Moro ao agora ex-candidato ao governo de SP

Áudio de Arthur do Val é destaque no The Guardian.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O jornal britânico The Guardian, que está entre as maiores publicações de imprensa do mundo, repercutiu neste domingo (6) o áudio vazado em que o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o "Mamãe Falei", faz falas sexistas e machistas sobre mulheres refugiadas da Ucrânia, entre elas a de que essas mulheres "são fáceis porque são pobres". 

Assinada pelo correspondente do The Guardian no Brasil, Tom Phillips, a reportagem, que ganhou destaque no site do periódico, narra a viagem de Arthur do Val com Renan Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), ao leste europeu com "suposto" objetivo humanitário. 

A reportagem também cita o fato de que a dupla de direita participou da fabricação de coquetéis molotov, bombas caseiras que estão sendo utilizadas pelos ucranianos contra as tropas russas em meio à guerra entre os dois países. 

"A viagem de Do Val teve a bênção de Sergio Moro, o ex-juiz e ministro conservador que espera desafiar Bolsonaro e seu rival de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro", diz um trecho do texto. 

Em outro ponto, após narrar as declarações repugnantes de Mamãe Falei, o repórter do The Guardian destaca que a esposa do ex-embaixador da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, subiu o tom contra o deputado paulista, pedindo respeito e o chamando de "canalha". Lembra, ainda, que Arthur do Val perdeu até mesmo sua namorada após o ocorrido

Leia a íntegra da matéria, em inglês, aqui

Áudio repugnante

O áudio repugnante e repleto de machismo que foi vazado nesta sexta-feira (4) teria sido encaminhado a membros do MBL. "Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo", diz Arthur em um trecho do áudio.

"Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, diz ainda, sugerindo turismo sexual

Ouça abaixo