A comunidade da Ucrânia no Brasil, representada pela Central Ucraniana-Brasileira, encaminhou um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari (PSDB), pedindo a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei.
O motivo são as falas repugnantes do deputado, que vieram à tona através de áudio vazado, em que ele mostra intenção de se aproveitar da vulnerabilidade de mulheres ucranianas refugiadas da guerra. "São fáceis porque são pobres", diz um trecho do áudio, entre outros tantos permeados de machismo e objetificação feminina. Mamãe Falei estava na Ucrânia para, segundo ele, "cobrir" a guerra com a Rússia.
Te podría interesar
"O deputado Arthur do Val revelou-se uma pessoa de índole perigosa para o exercício de funções públicas onde sempre há que se tratar com mulheres em situação de vulnerabilidade", diz o documento da comunidade ucraniana encaminhado à Alesp, segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
Além da cassação do deputado, a entidade dos ucranianos solicita, ainda, que o presidente da casa legislativa acione órgãos internacionais para abrir uma investigação sobre turismo sexual. Isso porque, no áudio, Mamãe Falei, após descrever de forma objetificadora as mulheres ucranianas, sugere voltar ao leste europeu com objetivos sexuais, se aproveitando da vulnerabilidade das mulheres da região.
Te podría interesar
Ex-embaixatriz
Antes, a ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, havia divulgado vídeo em suas redes sociais criticando Arthur do Val pelas declarações machistas.
Fabiana é esposa de Rostyslav Tronenko, ex-embaixador do país europeu no Brasil, que está na Ucrânia, caso seja convocado para a guerra contra a Rússia.
“Eu quero dizer que esse senhor, Arthur do Val, ou Mamãe Falei, que ele é um ridículo, um cretino. Eu peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis porque são pobres. Elas são mulheres, são decentes, são pessoas honradas. Você tenha respeito, seu vagabundo”, disse Fabiana no vídeo.
“Nunca vamos admitir que falem mal, de maneira esdrúxula, das mulheres ucranianas. Fáceis são o que você pensa. Fáceis é a sua moral que é baixa, seu sem vergonha", acrescentou.
“Você não tem noção do que o povo ucraniano está sofrendo. Você está sendo cretino, safado. Deus livre o governo de São Paulo de ter um governador como você. Você é uma vergonha, Respeite as mulheres e respeite as mulheres ucranianas, seu canalha”, completou Fabiana.
Outros pedidos de cassação
Parlamentares do PT e do PSOL já se preparam para acionar o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, em razão dos áudios vazados em que o integrante do MBL faz declarações machistas sobre as mulheres da Ucrânia.
Mamãe Falei e o coordenador do MBL, Renan Santos, foram à Ucrânia para "cobrir" a guerra. Nos áudios, fica claro que um dos interesses do parlamentar eram as mulheres ucranianas, mesmo diante do conflito bélico. Segundo o deputado, elas seriam "fáceis porque são pobres".
Pelas redes sociais, parlamentares da oposição anunciaram ações no Conselho de Ética contra Mamãe Falei
"É asqueroso o áudio do deputado Arthur do Val. Estou protocolando uma representação no Conselho de Ética da Alesp por quebra de decoro parlamentar. Essa violência de gênero e misoginia não pode ficar impune", anunciou Emídio de Souza (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp.
"Vou encaminhar um pedido formal de explicação de viagem do Mamãe Falei não afastado até hoje da Alesp. Além de que, se comprovada a autoria dos audios, vou pedir a cassação do seu mandato. Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas", tuitou Monica Seixas (PSOL).
Isa Penna (PSOL), Paulo Fiorilo (PT) e José Américo (PT) também querem a cassação de Arthur do Val por quebra de decoro..
Além de poder ficar sem mandato, Arthur do Val perdeu a namorada, Giulia Blagitz, que anunciou o fim do relacionamento pelas redes sociais, e o apoio do ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à presidência pelo Podemos. Dirigentes do Podemos também se chocaram com o conteúdo do áudio.
Mamãe Falei diz que mulheres da Ucrânia "são fáceis porque são pobres"
O áudio repugnante e repleto de machismo que foi vazado nesta sexta-feira (4) teria sido encaminhado a membros do MBL. "Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo", diz Arthur em um trecho do áudio.
"Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, diz ainda, sugerindo turismo sexual.