DECISÃO IGNORADA

Canal de Bolsonaro no Telegram ganha 30 mil novos seguidores depois do bloqueio

AGU protocolou, na noite desta sexta (18), pedido de medida cautelar no STF para reverter a decisão de suspensão do aplicativo de mensagens

Bolsonaro ganha seguidores.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en MÍDIA el

Menos de 24 horas após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o funcionamento do Telegram no Brasil, o canal de Jair Bolsonaro (PL) no aplicativo de mensagens continua funcionando normalmente. Aliás, ainda ganhou mais de 30 mil novos seguidores.

Entre a manhã deste sábado (19) e o início da tarde, foram feitas cinco publicações no Telegram do presidente a respeito das atividades do governo Bolsonaro para os mais de 1,1 milhão de inscritos, segundo a Veja.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio da operação do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil em razão de descumprimento de ação judicial. A rede social permitiu que o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, notório disseminador de fake news, voltasse a operar na plataforma, descumprindo determinação do STF.

“Determino a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil, defenso ser intimado, pessoal e imediatamente, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatall), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a efetivação da medida”, diz trecho da decisão de Moraes, expedida na quinta-feira (17).

A decisão foi dada após o Telegram permitir o retorno de Allan dos Santos à plataforma. Em fevereiro, foi determinado pelo STF o banimento dos canais ligados ao blogueiro bolsonarista. A rede chegou a atender à determinação, mas depois permitiu o retorno.

“A suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil permanecerá até o efetivo cumprimento das decisões judiciais anteriormente emanadas, inclusive com o pagamento das multas diárias fixadas e com a indicação, em juízo, da representação oficial no Brasil (pessoa física ou jurídica)”, decidiu o magistrado. O aplicativo permitia, entre outras coisas, que Allan pedisse doações em formato de bitcoin.

AGU tenta suspender decisão de Alexandre de Moraes

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou, na noite de sexta (18), pedido de medida cautelar no STF para reverter a decisão de bloqueio do Telegram. 

A decisão atingiu em cheio os aliados de Bolsonaro, que usam a falta de restrições do Telegram para formar grupos que disseminam fake news.