A apresentadora Fátima Bernardes apontou no programa “Encontro”, na manhã desta quinta-feira (3), entre os destaques nas redes a tag “foi golpe”.
Logo a seguir, Fátima explicou que a frase era uma referência a artigo publicado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconhecendo que o “motivo real do impeachment de Dilma Rousseff (PT) foi muito mais por falta de apoio político do que pelas pedaladas fiscais”.
No vídeo, postado pelo fotógrafo Eduardo Matysiak, a apresentadora diz que o artigo foi publicado na Folha de S.Paulo. A coluna de Mônica Bergamo antecipou parte do texto, que será publicado na íntegra na edição de lançamento da revista do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Notícias relacionadas
- Lula diz que não acredita que Moro tenha futuro na política: “É insignificante”; veja vídeo
- Lula, se ganhar, pegará um país melhor do que em 2003, diz Paulo Nogueira Batista Jr.
- Merval, da Globo, prevê vitória de Lula e quer Bolsonaro na disputa ao Senado: “derrotado, pode ir para a cadeia”
A declaração de Barroso
A declaração do presidente do TSE comprova que houve um golpe parlamentar para tirar Dilma da Presidência em agosto de 2016, alçando ao poder o vice, Michel Temer (MDB), que desencadeou imediatamente medidas neoliberais e para favorecimento de grandes petrolíferas privadas.
No texto, Barroso ainda discorre sobre o conluio do Congresso com Temer.
“O vice-presidente Michel Temer assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção. Em duas oportunidades, a Câmara dos Deputados impediu a instauração de ações penais contra o presidente”, escreve o presidente do TSE.