Durante participação no Jornal da Fórum desta quinta-feira (24), o historiador Rodrigo Ianhez, estudioso da Rússia e do período soviético, criticou o "chilique" dado pelo jornalista Jorge Pontual, correspondente da GloboNews em Nova York, ao vivo nesta quinta-feira (24). Pontual tentou deslegitimar uma análise feita Ianhez na emissora sobre o conflito entre Rússia e Otan na Ucrânia.
"Foi uma situação muito desagradável. Eu já tinha participado outras vezes", disse o historiador em entrevista ao jornalista Miguel do Rosário, no Jornal da Fórum. "Algumas das minhas respostas não agradaram ao Pontual, apesar de a demanda da Globo ser a de justamente de trazer respostas sob o ponto de vista da Rússia", explicou.
Te podría interesar
"A posição russa não agrada ao Jorge Pontual, que, com toda franqueza, acaba cumprindo a função de Relações Públicas da Casa Branca", completou.
"Em determinado momento em fui cortado da transmissão. Eu até achei que minha internet tinha caído, mas imediatamente recebi várias mensagens questionando a agressividade do Pontual", lamentou.
Te podría interesar
Na GloboNews, Jorge Pontual disse que ficou indignado com o comentário do historiador sobre o conflito e atacou Ianhez: "Ele se diz historiador mas não sabe História. [...] O Putin reescreve a história e aparece gente aqui, na TV, na GloboNews, querendo dizer que ele tem razão".
Ianhez ressaltou ainda que Pontual chegou a agredir outro especialista, o professor Marcus Vinícius de Freitas, da Universidade de Relações Exteriores da China.. "Um comportamento totalmente antiprofissional", lamentou.
Além de Ianhez, o advogado Hugo Albuquerque, editor da Autonomia Literária, participa do Jornal da Fórum nesta quinta para debater o conflito na Ucrânia.
Confira a participação de Rodrigo Ianhez no Jornal da Fórum, ao vivo: