ELEIÇÕES 2022

Após mais fake news da Jovem Pan, TSE concede três direitos de resposta a Lula

Os ministros determinaram que Lula rebata afirmações de que seria mentiroso, de que não teria sido inocentado e que irá perseguir cristãos

Lula terá direito de resposta na Jovem Pan.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en MÍDIA el

Depois de veicular uma sucessão de fake news contra Lula (PT), a Jovem Pan será obrigada a conceder três direitos de resposta ao ex-presidente. A determinação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A emissora terá de abrir espaço para o petista responder as mentiras.

Os ministros da Corte acataram solicitações da campanha de Lula e decidiram que ele rebata declarações de que seria mentiroso, de que não teria sido inocentado pela Justiça e que irá perseguir cristãos, caso seja eleito no segundo turno.

O TSE decidiu, também, suspender a propaganda de Jair Bolsonaro (PL), transmitida em rede de televisão, na qual afirma que Lula é o mais votado nos presídios. A declaração faz uma alusão de que o petista seria defensor de criminosos. 

A Corte determinou, ainda, que os comentaristas da Jovem Pan não reproduzam mais as informações consideradas mentirosas sobre Lula. Em caso de descumprimento, haverá multa de R$ 25 mil, de acordo com informações de Carta Capital.

O ex-presidente já havia recebido direito de resposta, no primeiro turno das eleições, em decisão da ministra Maria Cláudia Bucchianeri. Ela ordenou a retirada imediata de conteúdos que relacionavam Lula e o PT ao assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.