JN desmente fake news de Bolsonaro no G20: "Inflação e desemprego alto"

O telejornal da TV Globo destacou que o desempenho econômico do Brasil não é bom

Ana Luíza Guimarães no Jornal Nacional | Reprodução/GloboPlay
Escrito en MÍDIA el

O Jornal Nacional, da TV Globo, desmentiu neste sábado (30) as declarações mentirosas do presidente Jair Bolsonaro durante a cúpula do G-20. Durante conversa com Recep Erdogan, presidente da Turquia, o mandatário afirmou que a economia do Brasil está indo bem.

"Bolsonaro mentiu ao dizer que a economia do Brasil está voltando forte, ignorando o crescimento da inflação, o desemprego alto, além da alta do dólar, do preço da gasolina e da queda do PIB", disse a apresentadora Ana Luíza Guimarães, do JN, na chamada da reportagem sobre a ida de Bolsonaro ao G-20.

Durante a conversa Bolsonaro disse o seguinte: “Está tudo bem [no Brasil]. A economia está voltando bem forte. A mídia como sempre atacando. Estamos resistindo bem”.

Bolsonaro ainda disse que tem "um apoio popular muito grande" e que não escolhe ministros por indicação política. O JN também desmentiu esses dois pontos.

Protestos em Roma contra Bolsonaro

Bolsonaro voltou a ser alvo de protestos em Roma neste sábado (30). O mandatário fica na capital italiana até domingo para a cúpula do G-20. Vídeo divulgado pelo portal Metrópoles mostra o presidente sendo chamado de “genocida”, “vergonha do país”, “fascista” enquanto passeia por Roma. Há também muitos gritos de “Fora Bolsonaro”.

Na sexta-feira também houve protestos. Ao passear pelo Panteão, monumento mais bem conservado da Roma Antiga, o chefe do Executivo foi alvo de uma forte vaia de pessoas que estavam na rua. Bolsonaro estava acompanhado de assessores e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e, apesar do protesto estrondoso, acenou e fingiu que estava sendo aclamado.

Mais protestos

Em Anguillara Veneta, cidade onde Bolsonaro deve receber honraria concedida por prefeita de extrema-direita, manifestantes fizeram protesto.

Indignados com a concessão de cidadania honorária para Bolsonaro, os integrantes do grupo ambientalista “Rise Up 4 Climate Justice” picharam a sede da prefeitura da cidade. A frase “Fora Bolsonaro” estampou a parede do prédio oficial. Além disso, os manifestantes espalharam tintas coloridas pela fachada.

Diocese de Pádua, localizada em Anguillara Veneta, também reagiu à concessão do título de cidadão honorário dado pela prefeita Alessandra Buoso. Os frades decidiram que, na próxima segunda-feira (1), data em que Bolsonaro estará no local, não o receberão na basílica de Santo Antônio.

O prefeito de Pádua, província onde fica localizada Anguillara Veneta, Sergio Giordani, de centro-esquerda, também informou que não está programando nenhum encontro e que sua agenda já está lotada para a segunda-feira.