A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançou nesta segunda-feira (21) uma campanha nacional de financiamento coletivo para arrecadar fundos e ajudar a garantir a sobrevivência da instituição em meio à pandemia do novo coronavírus.
"A campanha convida a sociedade a ser uma espécie de sócio-torcedor da ABI, com contribuições mensais a partir de R$ 40,00, durante um determinado período, definido pelo assinante. Este apoio será fundamental para a manutenção e o fortalecimento da instituição", afirmam. Entre as "recompensas" previstas aos apoiadores estão o recebimento de camisetas, livros, documentários, além da inclusão do nome em placas e cadeiras do auditório principal da entidade.
Manifesto lançado pela campanha "A ABI precisa da sua ajuda" destaca o histórico de lutas pró-democracia da entidade. "Ajudar a garantir a sobrevivência da ABI é um compromisso com a existência de uma entidade que, ao longo de 112 anos de história, teve a luta pelas liberdades de expressão e imprensa, pelos direitos sociais, pelos direitos humanos, pela soberania nacional e por um Estado Democrático de Direito como seus objetivos principais", diz trecho do texto.
Em vídeo lançado nas redes, diversos artistas, intelectuais, jornalistas e lideranças sociais manifestaram seu apoio à mobilização. A peça foi produzida pelo publicitário Lula Vieira, sem custos para a instituição. Assista no final da matéria.
Dificuldades
Segundo a instituição, a campanha foi formulada com o objetivo de superar as dificuldades atuais, que teriam sido provocadas pela crise econômica e agravadas pela pandemia do novo coronavírus, que teria reduzido drasticamente as principais fontes de receitas da entidade.
Essas contribuições serão destinadas para manter funcionando a "Casa do Jornalista", possibilitar a regularização de salários e compromissos tributários, além de viabilizar a modernização dos auditórios, da biblioteca, dos elevadores e dos sistemas elétrico e de proteção contra incêndios.
Acesse aqui a campanha de financiamento
Assista ao vídeo: