Todos os grandes jornais do Brasil destacam, em suas capas deste domingo (10), o crescimento desenfreado do novo coronavírus no país e o fato de que foi atingida a marca de mais de 10 mil mortos vitimados pela Covid-19. O jornal O Globo, no entanto, foi além e prestou uma homenagem contando histórias sobre cada uma das 10 mil vidas perdidas em meio à pandemia.
"10 mil histórias. Evento mais letal no Brasil em 102 anos, pandemia de Covid-19 chegou ontem oficialmente a 10.627 mortes. Para que a dimensão humana da tragédia não se perca na frieza das estatísticas, O Globo homenageia as vidas reunidas em um memorial virtual", diz a chamada de capa.
O restante da página é todo coberto por nomes das pessoas que morreram no país e uma história relacionada a elas, como esta:"Cícero Romão, 51 anos, enfermeiro: cuidou de todos até seus últimos dias"; ou esta: "Edleusa Pereira da Silva, 53 anos: um amor de pessoa, deu a vida pela sua mãe".
No sábado (9), enquanto milhares de famílias choravam as mais de 700 novas mortes em 24 horas e as outas milhares, o presidente Jair Bolsonaro, que havia prometido dar um churrasco, resolveu dar uma volta de jet ski em Brasília. Ele ainda menosprezou a pandemia e disse que o coronavírus é "neurose".