O abismo em que o Brasil se encontra - do qual a morte da garotinha Ágatha é a expressão mais dolorosa - em parte foi cavado pela mediocridade intelectual e pelos preconceitos de jornalistas como Ernesto Lacombe. Ainda bem que há uma Sílvia Poppovic para contrapor! (segue)
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
O sujeito que - pelos privilégios de que goza (acesso a fontes de informação de qualidade e científicas)- deveria ter uma visão mais sofisticada da complexidade da violência e do tráfico de drogas ilegais destila um senso comum rasteiro e exibe uma imaginário racista.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
Lacombe diz que os “traficantes estão ACASTELADOS nas comunidades”. Não, Lacombe, os barões do tráfico - e do mercado de armas - estão ACASTELADOS (realmente) no Leblon, em Ipanema, nos condomínios de Luxo da Barra da Tijuca e Recreio. Ou em Miami.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
Os que fazem o ATACADO do tráfico de drogas ilegais, Lacombe, fazem isso usando o avião presidencial, aproveitando uma viagem internacional do presidente. Ou você já se esqueceu desse fato? Eu posso te assegurar que esses traficantes, sim, estão ACASTELADOS!
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
Os traficantes do varejo - os que vivem nas comunidades pobres - são apenas a ponta de um negócio bilionário que começa com gente de sua classe social, Lacombe. Gente que circula no seu circulo social e que consome drogas lícitas e ilícitas. E leva essa grana em bancos.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
Você, Lacombe, não pode tentar “justificar” o assassinato de uma garota de 8 anos de idade e uma guerra INSANA e hipócrita, que tem levado à morte apenas pobres e pretos (estejam estes nas polícias ou no varejo do tráfico) e enriquecido brancos e bancos, com esses “argumentos”.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
O que se espera de um jornalista de fato é que ele vá um pouco além do senso comum. Mas você, Lacombe, está aquém do deste. Seu comentário foi medíocre, desinformado, preconceituoso e nefasto. Reveja isso! A política fascista não vai lhe poupar no futuro. Lembre-se disso!
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
A melhor saída para esse horror, meu caro, é rever a política de “guerra às drogas” (na verdade, guerra ao varejo do tráfico e proteção aos verdadeiros barões do tráfico) e de essa política de “segurança pública” que trata pobre como inimigo. — Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
A saída é descriminalização do porte de drogas ilícitas e depois a legalização e a regulamentação rigorosa de toda cadeia produtiva, para que os pobres não precisem de armas para tocar o negócio; e as pessoas que desejem e possam consumir o façam com segurança e saúde. — Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019
Quando você tomar seu copo de uísque ou seu espumante ou mesmo seu Rivotril ou seu viagra, Lacombe, lembre-se que se essas drogas fossem ilegais hoje, você estaria sendo tratado como criminoso pelo simples fato de querer exercer uma liberdade com segurança. — Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 24, 2019