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Na batalha pelo combate às fake news, crescem as iniciativas de checagem de notícias no anseio de desmentir boatos que se espalham pelas redes sociais, em especial o whatsapp. Uma dessas tentativas, publicada pelo UOL, busca desmentir que Suzane von Richthofen seria candidata a deputada federal pelo PT.
A matéria chama a atenção pelo título caça-clique, que ao invés de uma afirmação, traz a questão "Suzane von Richtofen será candidata a deputada federal pelo PT?" Para um leitor mais apressado o ponto de interrogação no final da frase passa facilmente despercebido. E ainda pode levar a reforçar o boato. Por que não colocar de uma vez no título "Suzane von Richthofen não será candidata pelo PT"?
Hoje, diversos sites só existem porque conseguem ganhar cliques e, consequentemente, dinheiro, graças a títulos desse clickbait, em geral sensacionalistas.
Facebook e Google já anunciaram mudanças em seus algoritmos para evitar alcance de publicações "caça-cliques". O Facebook chama de títulos clickbait, aqueles que "omitem intencionalmente informações fundamentais ou exageram nos detalhes de uma história para que pareça algo maior do que realmente é. Isso chama a atenção e atrai os visitantes para clicar em um link".
A rede social afirma que "as pessoas esperam que as histórias em seus feeds tenham significado para elas. Quando faltam informações no título de uma história, as pessoas tendem a considerar isso enganoso, sensacionalista e spam." Eles recomendam: "publique títulos que estabeleçam expectativas apropriadas." Saiba mais sobre o que diz o Facebook sobre títulos caça-cliques.