Escrito en
MÍDIA
el
Vem causando grande repercussão nas redes sociais as declarações dadas pelo jornalista Lucas Mendes na última edição do programa "Manhattan Connection", da GloboNews. Na ocasião, Mendes e mais dois jornalistas debatiam sobre a condenação do ex-técnico da seleção americana de ginástica Larry Nassar por abuso sexual contra atletas da Seleção quando elas ainda eram menores de idade. Nassar foi condenado a 175 anos de prisão e, a partir de sua condenação, inúmeros outros relatos de outras atletas começaram a vir à tona.
Em um dado momento do programa, então, Lucas Mendes começa a colocar em dúvida a credibilidade das denúncias das ginastas.
“Agora, durante o período de 10 anos, nenhuma delas, mais de 260… Nenhuma delas chamaram a irmã ou os pais e falaram: ‘papai, mamãe… ele tá enfiando o dedo dentro de mim'”, questionou. Os outros dois jornalistas que estavam na bancada, então, começaram a rebater Mendes. "Você está duvidando das meninas?", questionou o jornalista Caio Blinder.
Lucas Mendes, no entanto, mesmo diante do claro constrangimento de seus companheiros de bancada, segue com seu raciocínio. Ele chegou a sugerir que as meninas que denunciaram abuso estariam o fazendo por oportunismo, já que essas denúncias poderiam gerar "uma grana preta".
“Eu estou duvidando é que nenhuma das meninas contaram pros pais, e agora são mais de 265. Quantas dessas meninas foram realmente abusadas? Porque depois que começou a sair a lista, iria sair uma grana preta… Ou seja, qual dessas meninas entraram na lista na carona? Como é que você vai distinguir isso?”, dispara.
Os outros dois jornalistas seguem rebatendo Lucas, informando, inclusive, que as vítimas fizeram denúncias quando crianças, sim. Pedro Andrade, o outro jornalista que estava na mesa, até vai além e diz que muitas podem não ter denunciado quando crianças pelo medo de serem desacreditadas.
A fala de Lucas Mendes gerou revolta nas redes e o vídeo com o trecho do programa em que acontece o debate já passou das 30 mil visualizações no Facebook. A maioria dos internautas, homens e mulheres, o acusam de misoginia.
Assista a íntegra da fala do jornalista.