Escrito en
MÍDIA
el
Da Redação
O linguista e ativista norte-americano Noam Chomsky enviou texto para o jornal Folha de S. Paulo desmentindo artigos publicados por Clóvis Rossi, que, segundo ele, "passaram uma impressão enganosa a respeito de algumas observações sobre o Brasil e a América Latina que fiz". Rossi havia escrito que o "maior ícone marxista havia detonado o PT e a esquerda latina". O colunista se baseava em uma entrevista de Chomsky concedida ao site "Democracy Now".
Na entrevista, o ativista destacou avanços dos governos Lula. "Comecei por enfatizar que 'conquistas reais' foram alcançadas no Brasil e em outras partes da região e prossegui dizendo: 'Êxitos reais foram alcançados, e acredito que muitos deles serão mantidos'", diz. "Discuti esses avanços em maior detalhe em outras ocasiões, falando de como as conquistas dos governos de esquerda/centro-esquerda avançaram muito na reversão dos efeitos desastrosos das políticas neoliberais das chamadas 'décadas perdidas', beneficiando grandemente a maioria da população e aprofundando as bases para a participação democrática."
Chomsky elogia a política externa do governo Lula - "competentemente resenhada no importante livro de Celso Amorim, 'Teerã, Ramalá e Doha'- elevou o Brasil a uma posição de liderança no palco mundial, levando-o a tornar-se um dos países mais respeitados do mundo".
Ele ainda destaca que, sim, houve falhas, entre elas a juntar-se "à elite extremamente corrupta, que sempre roubou".
Por fim, o norte-americano critica o golpe que tirou a presidenta eleita democraticamente Dilma Rousseff (PT) do poder e as reformas que, agora o governo Temer quer implementar. "Causarão prejuízos muito sérios e de longo prazo ao Brasil", alerta.
Leia na íntegra aqui.
(Foto: Divulgação)
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar