Tremor de baixa magnitude é registrado no interior de São Paulo

Sismo de magnitude 3.1 foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Marília, interior de São Paulo.Créditos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Um tremor de terra de magnitude 3.1 foi registrado no município de Echaporã, na região de Marília, no interior de São Paulo, na noite desta quinta-feira (20). A informação foi divulgada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o centro, o tremor foi registrado por volta de 22h40 e foi considerado "sismo raso", quando acontece entre 0 e 10km de profundidade. Segundo uma reportagem da TV TEM, afiliada à Rede Globo, moradores relataram que sentiram um tremor perto de 19 horas. Os especialistas afirmaram que é comum o registro de mais de um tremor seguido do outro, apesar de nem todos serem captados. 

Escala Richter 

A Richter é uma escala logarítmica. Portanto, seus resultados crescem em relação a um logaritmo e não linearmente, detalhe que permite ser muito mais preciso.

A chave da Escala Richter é que ela mede a energia liberada por um terremoto. Sua fórmula utiliza os tempos e amplitudes das ondas coletadas por diferentes sismógrafos distribuídos ao redor do mundo em zonas de falhas. Conhecendo o logaritmo, um cálculo simples produz dados numéricos com decimais que determinam a magnitude do terremoto.

Ou seja, a Escala Richter determina a energia liberada, mas, dependendo de onde ela é liberada, tem um efeito ou outro.

LEIA TAMBÉM: O que significa a ‘pontuação’ dos terremotos? Saiba como funciona a Escala Richter

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar