NOTIFICAÇÃO NO CELULAR

Alerta de terremoto causa apreensão entre moradores de SP e RJ

Assunto rapidamente viralizou nas redes sociais; Defesa Civil diz que não há registro de tremores

Moradores de SP e do RJ que usam celulares Android receberam alerta de terremoto; não há registros oficiais de tremores.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto enviado para celulares com sistema Android. O aviso indicava um tremor de magnitude entre 4,2 e 5,5 no litoral paulista, com epicentro a cerca de 55 km de Ubatuba. No entanto, não há qualquer registro oficial de abalos sísmicos na região.

A notificação, emitida por volta das 2h da manhã, também continha orientações de segurança, como o uso de sapatos, verificação das saídas de gás e o afastamento de construções possivelmente danificadas. No entanto, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum alerta e que não há registros de tremores no estado.

Alerta de terremoto recebido por usuários do sistema Android em São Paulo e no Rio de Janeiro (Reprodução)

"Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado", afirmou o órgão em comunicado divulgado às 3h10 nas redes sociais. O Centro de Sismologia da USP, responsável pelo monitoramento de atividades sísmicas na região, também informou que não detectou nenhum abalo. Após a notificação, o site da instituição chegou a sair do ar temporariamente.

Veja o comunicado da Defesa Civil de São Paulo:

A tecnologia utilizada pelo sistema de alertas do Android se baseia nos sensores dos próprios dispositivos para identificar movimentações sísmicas, podendo emitir avisos preventivos com base em dados globais. A Defesa Civil, no entanto, sugere que a notificação "possivelmente tenha sido emitida por algum serviço exclusivo do Google".

O episódio rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, com muitos internautas relatando apreensão. Usuários de iPhones, porém, não receberam a notificação, sinalizando que, de fato, o alerta deve ter sido algum tipo de erro do sistema Android. 

Apesar do susto, não houve registro de tremores em São Paulo ou no Rio de Janeiro. A origem exata do alerta ainda não foi oficialmente esclarecida.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar