AW119 Koala: IBAMA recebe 7 novos helicópteros para proteção ambiental e combate a incêndios

O investimento em equipamentos de voo está previsto para até R$130 milhões por ano até 2030, e a entrega das aeronaves deve aumentar em até 75% a capacidade de transporte dos agentes do órgão

Recebimento de nova frota de helicópteros AW119 Koala pelo IBAMA.Créditos: Créditos: Divulgação | Vitor Vasconcelos / Secom PR
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recebeu, na última quinta-feira (16), sete novos helicópteros AW119 Koala, um monomotor de missões usado em atividades de instrução, busca e salvamento, combate a incêndios, evacuação sanitária e patrulhamento. 

A entrega das aeronaves foi feita, em Brasília, com a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e deve aumentar em até 75% a capacidade de transporte dos agentes e brigadistas do órgão, com mais 40% de horas de voo por ano, informa o portal Tecnologia e Defesa.

Os helicópteros devem ser utilizados sobretudo para combate a incêndios e proteção ambiental em áreas remotas, informou Jair Schmitt, diretor de Proteção Ambiental. 

O Brasil teve, em 2024, 278.299 focos de incêndio (46,5% a mais que em 2023), de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apesar da queda de 46% no ritmo de desmatamento amazônico avistada no mesmo período.

Marina Silva destacou a importância das tecnologias em meio aos eventos provocados pela aceleração dos efeitos extremos das mudanças climáticas. Essa frente já levanta investimentos em outras tecnologias de monitoramento, como é o caso de sistemas sensoriais de controle remoto. 

 "O Ibama deu resultados fundamentais junto com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], em parceria com a Polícia Federal e outros 19 ministérios no âmbito dos planos de combate ao desmatamento dos biomas brasileiros. Conseguimos redução significativa na Amazônia, no Pantanal, no Cerrado, na Mata Atlântica", disse a ministra.

Estão previstos, para operações no período crítico dos incêndios, mais cinco helicópteros de uso sazonal e um avião para equipamentos e deslocamento em regiões remotas, informa a Secretaria de Comunicação da presidência (SECOM). 

O investimento para a nova frota está previsto para até R$130 milhões por ano até 2030, em contrato gerido pela Coordenação de Operações Aéreas (Coaer), vinculado ao IBAMA através da sua Diretoria de Proteção Ambiental. 

Mais sobre o AW119 Koala


AgustaWestland AW119 Koala. Créditos: divulgação

Produzido pela fabricante italiana Leonardo desde 2016, o AgustaWestland (AW119 Koala) é um helicóptero de até oito lugares, monomotor de turbina direcionado para operações de baixo custo. 

Algumas informações técnicas podem ser consultadas na tabela abaixo, elaborada pela Força Aérea portuguesa, que incorporou esse modelo, em 2019, em substituição aos antigos Alouette III.

Informações técnicas sobre 
AgustaWestland AW119 Koala. Créditos: Força Aérea de Portugal

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar