Desde a manhã desta terça-feira (1°), focos de incêndio na Floresta da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, devastam áreas da maior floresta urbana do mundo. Ao todo, foram três focos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Segundo a corporação, os agentes foram acionados por volta das 7h50 de terça (1º), mas somente no final da tarde as equipes começaram a atuar no local. Em imagens compartilhadas por moradores, é possível ver densa fumaça cobrindo parte do bairro da Tijuca.
Te podría interesar
Os focos estavam localizados no Morro do Sumaré, perto das torres de televisão; no Morro da Formiga e no Parque do Grajaú. Por ser área de floresta fechada, os bombeiros encontraram dificuldades para conter o fogo.
Foram acionados militares da Tijuca, Grajaú e Vila Isabel, que utilizaram helicópteros, drones, abafadores e bombas costais para apagar as chamas. Por volta das 21h20 de terça, dois focos já haviam sido apagados, segundo os bombeiros. Porém, às 23h05 os agentes ainda combatiam o foco localizado no Sumaré. Já nesta quarta-feira (2), os agentes informaram que havia apenas chamas na região por conta da vegetação rasteira.
Te podría interesar
O Corpo de Bombeiros também informou que desde a criação do Gabinete de Gestão de Crise para combater o fogo no estado, no dia 12 de setembro, já foram combatidos 2.617 incêndios florestais.
O que diz o Parque Nacional
A equipe do Parque Nacional da Tijuca esclareceu que os incêndios não afetaram, até o momento, a área ofocial da unidade de conservação. Porém, como manda o protocolo, a administração acionou sua equipe de brigadistas e o 1º Grupamento de Salvamento Florestal e de Meio Ambiente (GSFMA), do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Nesta quarta (2), as equipes foram reforçadas para continuarem atuando para combater os focos de incêndio. O parque ressalta que as condições climáticas pioram a situação. Na terça, o Rio de Janeiro registrou 37°C e, na quarta (2), a temperatura chegou a 39°C.
Sobre a Floresta da Tijuca
Considerada a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca abriga o Parque Nacional da Tijuca, que tem 3.953 hectares e preserva dezenas de trilhas, cachoeiras e ruínas históricas. Além disso, habitam a floresta centenas de espécies de animais e plantas. Dentro do parque, estão localizados atrativos turísticos famosos do Rio de Janeiro, como o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky