Este fim de semana será marcado por chuvas intensas em diversos estados do país, com destaque para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Estima-se um volume de aproximadamente 100 mm de chuva em 24 horas, especialmente nas áreas do sul e zona da mata de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa Verde e região serrana do Rio de Janeiro.
Te podría interesar
As instabilidades começam a ganhar força na madrugada desta sexta-feira (18), afetando o extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, com condições severas de tempo.
Durante o dia, as áreas de instabilidade avançarão para o restante do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul do Mato Grosso e Goiás, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas tempestades poderão se organizar em uma linha de instabilidade, onde várias células de tempestades se unem e se deslocam de forma sincronizada.
Te podría interesar
Rajadas de vento acima de 60 km/h, trovoadas e possibilidade de granizo são esperadas, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno será intensificado por uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera.
O INMET destaca que esse sistema meteorológico ajuda a concentrar umidade, o que favorece chuvas fortes e rajadas de vento em grande parte do país, abrangendo desde o norte da região Sul até o sul da Bacia Amazônica, além do oeste do Nordeste.
São Paulo
No estado de São Paulo, fortes temporais estão previstos para iniciar nesta sexta-feira (18) e devem se intensificar no sábado. As áreas mais afetadas incluem Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e a Serra da Mantiqueira, onde a Defesa Civil aponta um acumulado de aproximadamente 200 mm de chuva em dois dias.
Na região metropolitana de São Paulo, as chuvas devem começar por volta das 14h desta sexta-feira, com um volume esperado de 95 mm. O estado está sob dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades: um de perigo e outro de perigo potencial. A região metropolitana está sob alerta amarelo, indicando perigo potencial.
DICAS DE SEGURANÇA EM CASO DE TEMPESTADE
-
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
-
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
- Evite tomar banho durante a tempestade
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
- Não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência
Fonte: Defesa Civil