CRISE CLIMÁTICA

Chuvas que atingem RS começam a chegar em SC

Mais de 900 catarinenses deixaram suas casas, 24 municípios registraram ocorrências relativas aos temporais e 8 decretaram situação de emergência; Saiba quais são

Inundações atingem Santa Catarina.Créditos: Reprodução/Defesa Civil de SC
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há semanas e ocasionam o maior desastre climático da história gaúcha começam a subir rumo ao norte ao longo dos últimos dias. Nesta segunda-feira (20) a situação em Santa Catarina começa a preocupar após os temporais do final de semana que obrigaram mais de 900 pessoas a deixarem suas casas.

Desde o final de semana as chuvas acumularam 230 milímetros na média dos municípios mais atingidos pelos temporais. Vidal Ramos (233,4mm), Rio do Sul (217,9mm), Lontras (213,7mm), Botuverá (197,1mm) e Taió (195,4mm) são as cidades onde mais choveu.

Duas delas, Lontras e Taió, se juntaram a Blumenau, Presidente Getúlio, Pouso Redondo, São João Batista e Agronômica, entre aquelas que tiveram desalojados e desabrigados. Ao todo são 271 desalojados e 716 desabrigados no começo da noite desta segunda-feira.

Desde a última quinta-feira (16) 24 municípios já registraram ocorrências relativas aos temporais. Oito deles decretaram situação de emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

Assim como no Rio Grande do Sul, a geografia Santa Catarina também conta com uma série de rios que nascem nas serras catarinenses para descer ao litoral de um lado e atravessar o interior do Estado de outro. É comum que haja cheias dos rios após períodos de chuvas. Três deles estão em situação de emergência enquanto outros três estão em estado de alerta, segundo informações da Defesa Civil catarinense divulgadas na imprensa.

Os rios Oeste (11,30 m), Laurentino (8,86m) e Rio de Sul (7,99m) estão em estado de emergência e devido à possibilidade de maiores danos ambientais e sociais. Já os rios Taió (7,66m), Blumenau (6,38m) e Lontras (6,18m) estão em estado de alerta. Em ambos os casos as águas são monitoradas, mas no caso de emergência há uma atenção maior sobretudo no que se refere a possíveis evacuações da população e aos danos que as águas podem causar.

Um homem está desaparecido em Bom Jardim da Serra, onde um carro com três trabalhadores foi arrastado pela enxurrada ao tentar atravessar uma ponta sobre o Rio das Contas. Os outros dois conseguiram escapar pela janela do veículo. Já em Rio do Sul, desde o último sábado, 28 pessoas já foram resgatadas das inundações.

A única morte registrada no Estado ocorreu em 2 de maio em Ipira, próximo da divisa com o RS. Na ocasião, parte das chuvas que atingiram os gaúchos também atingiram municípios catarinenses. A vítima era um idoso que teve o veículo arrastado pelas águas.

As regiões mais afetadas estão próximas da divisa com o RS e ao longo do litoral. A semana começou sem chuvas na maioria dessas localidades, mas a previsão é de mais chuvas e tempo frio nos próximos dias.