CIÊNCIA

Vacas testam positivo para gripe aviária pela primeira vez na história; entenda

Alerta perigoso para saúde dos animais e dos humanos preocupa cientistas

Vacas testam positivo para gripe aviária H5N1Créditos: rawpixel
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Cientistas dos EUA descobriram que vacas leiteiras nos EUA foram infectadas com o vírus H5N1, também conhecida como gripe aviária.

A descoberta recente de vacas infectadas no Texas e no Kansas levanta novos temores sobre a disseminação da doença para outras espécies, informa a AP.

O vírus foi detectado após identificação de letargia e redução na produção de leite. Após coleta de amostras de leite não pasteurizado e testes PCR, a suspeita foi confirmada: era uma doença. Mas não a esperada.

A gripe aviária não afetaria bovinos, supostamente. Mas, há algumas semanas, cabras - que também são ruminantes - também testaram positivo para a doença nos EUA.

O surto em cabras destaca o risco potencial de contaminação cruzada entre diferentes espécies em fazendas, alertou Brian Hoefs, veterinário do estado de Minnesota.

Apesar desses desenvolvimentos alarmantes, as autoridades de saúde animal afirmam que o risco de transmissão da gripe aviária de mamíferos não humanos para humanos nos EUA continua sendo baixo.

Ainda assim, a informação é uma demonstração de que a doença está se alterando e com novas mutações, o que preocupa cientistas ao redor do mundo há décadas.

O que é gripe aviária?

O H5N1 é uma cepa do vírus da gripe aviária altamente patogênica que surgiu pela primeira vez em aves na Ásia no final dos anos 1990 e se tornou foco de preocupação sobre potenciais pandemias futuras.

O vírus causa doença grave em aves, com altas taxas de mortalidade e se espalha muito rápido por criações de frango. Além disso, o H5N1 é preocupante devido à sua capacidade de infectar seres humanos, embora, até hoje, nunca tenha sido registrada transmissão entre humanos.

Há anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está ativamente envolvida na gestão de casos de infecção por H5N1 em humanos e colaborando com parceiros globais de saúde para controlar e prevenir a propagação de doenças animais.

O Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza (GISRS) da organização serve para monitorar os vírus da influenza em circulação, avaliar seu risco para a saúde humana e fornecer orientações sobre medidas de tratamento e controle.