Com as ondas de calor cada vez mais frequentes em consequência do aquecimento global, os termômetros marcam temperaturas cada vez mais altas. No entanto, o calor que realmente sentimos é ainda mais intenso do que marcado pelo medidor, devido à sensação térmica.
Mas por que isso acontece? O que é sensação térmica e qual a diferença para a temperatura marcado no termômetro?
Te podría interesar
A sensação térmica é a temperatura sentida pelos nossos termorreceptores, estruturas sensoriais sensíveis à temperatura capazes de detectar os estímulos térmicos no ambiente e transformá-los em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. Traduzindo, é a forma como o nosso corpo realmente sente o calor, influenciado por fatores externos como a velocidade do vento e a umidade relativa do ar É também chamada de sensação aparente.
Uma situação que viralizou em novembro do ano passado sobre sensação térmica foi o episódio em que no Rio de Janeiro, no bairro de Guaratiba, a sensação térmica bateu recorde e chegou a marcar 58,5°C ainda de manhã. Enquanto isso, o termômetro marcava 36°C.
Te podría interesar
Isso acontece porque, enquanto a temperatura é uma grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas, a sensação térmica é alterada pelos fatores citados acima, como o vento e a umidade relativa do ar. O calor que sentimos no nosso corpo é o resultado dessa influência, e por isso pode ser mais intenso do que está sendo marcado pelo termômetro, tanto para o calor quanto para o frio.
Resumindo, a temperatura é um parâmetro físico. Já a sensação térmica é individual, depende de pessoa para pessoa, e é influenciada por fatores externos.
Uma situação comum para exemplificar a sensação térmica no nosso cotidiano é a quando saímos de uma piscina com temperatura mais elevada e sentimos mais frio quando em contato com a temperatura ambiente.
Como se mede a sensação térmica?
A sensação térmica é medida de acordo com o serviço meteorológico. Atualmente, foram desenvolvidos mais de 160 diferentes índices de sensação térmica e cada um adota critérios específicos para isso.
Mas no geral, a sensação térmica é calculada da seguinte forma:
ST = 33 + (10 · vv + 10,45 - v) · ((T - 33)) / 22
- ST é a sensação térmica, medida em graus Celsius [?];
- v é a velocidade do vento, medida em quilômetros por hora [km/h];
- T é a temperatura do ar, medida em graus Celsius [?].
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), responsável pelo cálculo da temperatura no país, segue o índice desenvolvido pela Comissão de Climatologia (CCI) da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para medir a sensação térmica. O índice Termoclimático Universal - UTCI (termo do inglês Universal Thermal Climate Index) consiste na combinação entre variáveis meteorológicas, modelo termofisiológico e, é aplicável a todos os tipos de clima, segundo o Inmet.
No Inmet o cálculo do UTCI é realizado a cada hora por meio dos dados recebidos da rede de estações meteorológicas automáticas.
*Com informações de Brasil Escola; Inmet