ECLIPSE

Outubro terá 2 eclipses: um solar e um lunar; saiba como ver o fenômeno

Eclipse solar poderá ser observado na maior parte do país, já eclipse lunar será mais difícil

2023 reserva mais dois fenômenos emocionantes.Créditos: NASA
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Além das duas super luas em agosto, 2023 reserva mais outros fenômenos emocionantes: um eclipse solar no dia 14 de outubro e um eclipse lunar parcial entre os dias 28 e 29 do mesmo mês.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Acontece na fase de Lua Nova, quando a face iluminada do satélite está totalmente voltada para o Sol.

O próximo eclipse solar a ocorrer é chamado de anular. Recebe esse nome porque, apesar do evento ser visto plenamente em algumas cidades, a luz do Sol ainda poderá ser minimamente visível, formando um anel ao redor da sombra Lua.

Eclipse solar. Foto: NASA

Já o eclipse lunar acontece quando a a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua. Assim, sua sombra é projetada na superfície da Lua. Esse fenômeno sempre ocorre na fase de Lua cheia, e pode ser total, parcial ou penumbral.

Eclipse lunar. Foto: NASA

Veja as cidades onde os fenômenos serão mais visíveis

  • Eclipse solar

Poderá ser observado em todo o país, mas as cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão privilégio em conseguir observar o “anel de fogo”.

No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h verá o Sol “mordido” pela Lua.

  • Eclipse lunar 

O fenômeno poderá ser observado por algumas cidades do litoral nordestino localizadas ao extremo leste. As ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo serão alguns lugares favoráveis para ver o eclipse.

*Com informações de G1