O mês de agosto terá duas superluas. A primeira delas ocorrerá nesta terça-feira (1º). Ela recebe o nome “Lua do Esturjão”, batizada em homenagem à espécie de peixe encontrada na região dos Grandes Lagos, na América do Norte, durante essa época do ano.
Segundo o Timeanddate, a lua estará completamente cheia e visível a partir das 15h31, horário de Brasília. O astro estará 357.530 quilômetros de distância da Terra.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
A segunda superlua acontecerá no final do mês, no dia 30, e estará completamente cheia e visível a partir das 22h35, horário de Brasília. Ela será uma “superlua azul”, por ser a segunda lua cheia do mês. A distância em relação à Terra é de 357.344 km.
Te podría interesar
O fenômeno, que também aconteceu em julho, ocorre quando a lua está a 90% do perigeu, ponto mais próximo que o satélite chega da terra. Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, no dia 14 de novembro de 2016, ocorreu a superlua mais próxima da Terra desde 1948, a uma distância de 356.509 quilômetros.
Segundo a especialista, o recorde deverá ser batido apenas em 25 de novembro de 2034. “Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, afirma Josina Nascimento.
*Com informações da CNN