O incêndio florestal que aconteceu no Havaí, na última semana, vitimou 106 pessoas e se tornou o mais fatal dos Estados Unidos do último século. Os dados foram divulgados pelo governador Josh Green, em entrevista à CNN na última terça-feira (15).
O incêndio atingiu a ilha de Maui, localizada no centro do Havaí e uma das mais turísticas. As autoridades afirmam que mais de mil pessoas ainda não foram localizadas. A causa do fogo não foi identificada.
Te podría interesar
Veja o antes e depois de Maui
Josh Green declarou que o processo de identificação das vítimas será longo devido ao grau de dificuldade, e provavelmente levará semanas até ser concluído. Por isso, o governo solicitou às famílias que fornecessem amostras de DNA de seus entes queridos, a fim de facilitar o trabalho.
“Isso é muito parecido com o que você vê em uma zona de guerra ou o que vimos com o 11 de setembro”, disse Green ao programa “The Source with Kaitlan Collins”.
De acordo com o governador, a complexibilidade da identificação se dá devido ao fato de que os corpos estão irreconhecíveis e possuem pouco ou quase nada de material genético. As impressões digitais raramente são encontradas nas vítimas.
Entre os 106 vitimados pelo incêndio, apenas 2 foram anunciadas publicamente, enquanto outros 3 estão aguardando que suas famílias sejam notificadas para serem nomeadas publicamente. Não é possível estipular o número de pessoas desaparecidas.
Saiba quais foram os incêndios mais trágicos do século 21
- Na Austrália, em 2009, ocorreu um incêndio florestal que deixou 179 vítimas no país. O evento ficou conhecido como “Sábado Sombrio”.
- A Grécia, em 2018, foi cenário de um enorme incêndio que consumiu uma vila inteira – a vila costeira Mati – deixando 1,2 mil hectares destruídos e 103 vítimas.
- Em terceiro lugar, o incêndio em Maui, no Havaí, que já registrou 106 mortes e ainda não se sabe a quantidade total de vítimas.
- A Argélia entrou em chamas em 2021, quando 100 mil hectares de vegetação foram incendiados e 90 pessoas morreram. Ao todo, 26 dos 58 municípios do país foram atingidos.