RECONHECIMENTO

Leonardo DiCaprio celebra redução no desmatamento da Amazônia sob o governo Lula

O ator e ecologista já havia se posicionado de forma simpática a Lula diante das políticas públicas ambientais do atual governo

O ator Leonardo Dicaprio em discurso na ONU.Créditos: Divulgação
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O ator de Hollywood Leonardo DiCaprio publicou em seu Instagram um repost sobre a queda do desmatamento na Floresta Amazônica sob o governa Lula nesta segunda-feira (03). 

DiCaprio, conhecido por utilizar suas redes sociais para visibilizar ou conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente e a cultura indígena, repostou a notícia que informa a diminuição de 68% no desmatamento da Amazônia desde a posse do presidente Lula, publicada pelo portal de notícias “Now This Earth”. 

Publicação de Leonardo Di Caprio

Segundo dados do governo, em comparação ao ano de 2022, houve uma queda de 68% no desmatamento da Amazônia. Sendo uma das promessas de Lula em sua campanha, o presidente já havia expressado sua preocupação com a depredação do meio ambiente brasileiro e que iria instaurar políticas públicas para proteger as florestas. 

No início do mês de junho, Lula anunciou a reintegração do Plano de Ação Para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que tem como meta paralisar o desmatamento ambiental até o ano de 2030. 

Até 2022, o Brasil passava por uma situação de devastação do meio ambiente frenética, com o abandono do PPCDAm e os índices apontando recordes na área destruição ambiental – de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 455,75 quilômetros quadrados foram desmatados só no ano passado, sob o governo de Jair Bolsonaro

Essa não é a primeira vez que Leonardo DiCaprio apoia o governo Lula e se posiciona sobre a situação social/ambiental brasileira. Em maio deste ano, o artista divulgou a petição de Célia Xakriabá, líder indígena brasileira e deputada federal, contra o PL490, que previa a redução da demarcação do território indígena, alterando os direitos previstos no Estatuto do Índio. 

Publicação de Leonardo Di Caprio sobre a petição contra a PL490

Além disso, Di Caprio parabenizou Lula pelo decreto de novas demarcações de terras indígenas e da retomada do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). 

Publicação de Leonardo Di Caprio sobre o decreto de Lula