A praia do Viral, a última de Aracaju, localizada no litoral sul da capital sergipana, está com anos contados para desaparecer. O local está sendo afetado pela erosão e perde 10 metros de faixa de areia ao ano, segundo pesquisa Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano, da UFS (Universidade Federal de Sergipe).
Segundo os estudos, que começaram em março de 2022, um processo considerado irreversível fará a faixa de cerca de 100 metros de comprimento sumir do mapa ainda nesta década.
De acordo com Júlio César Vieira, pesquisador do Laboratório de Progeologia da UFS, “no atual ritmo, em até cinco anos ela vai desaparecer. Antes disso, o local ficará inacessível por terra, só se chegará por embarcação”.
Erosão provocada por carros
Para chegar ao local, considerado paradisíaco, é preciso ter um veículo 4x4 para percorrer 3 km de areia fofa. A outra opção é ir de jet ski ou lancha pelo rio. Para Júlio, foi justamente o excesso de veículos no local que desencadeou o processo de erosão.
“No caso do Viral, além das mudanças na carga do rio, é notório o impacto desses veículos, causando danos à vegetação de restinga e por consequência na estabilidade do sedimento presente. A areia fica mais vulnerável a qualquer intempérie”, afirmou.
Secretaria não se pronuncia
A secretaria do Meio Ambiente de Aracaju afirmou à coluna de Carlos Madeiro, do UOL, que "não recebeu detalhes do estudo" e não vai se pronunciar sobre a situação da praia do Viral.
Com informações da coluna de Carlos Madeiro