PROGRESSISTA?

Papa Leão XIV: más notícias para as LGBT+

A eleição do novo líder da Igreja Católica enfureceu setores da extrema-direita por causa de suas críticas à gestão Trump

Papa Leão XIV: más notícias para as LGBT+.Créditos: Reprodução redes sociais / reprodução frame CNN
Escrito en LGBTQIAP+ el

O Vaticano elegeu na quinta-feira (8) seu novo Papa: trata-se de Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV para comandar a Igreja Católica.

As primeiras informações indicam que o novo Papa deve seguir a linha de Francisco, ou seja, críticas ao acúmulo de capital e defesa dos imigrantes. No entanto, Prevost deve destoar de seu antecessor em um tema: a abertura da Igreja Católica para pessoas lésbicas, gays, travestis e transexuais.

Durante um evento com bispos, em 2012, o novo Papa criticou a "mídia ocidental" e as "culturas populares" que, segundo ele, "incentivam o estilo de vida homossexual".

"A mídia e a cultura ocidental frequentemente promovem, de maneira explícita ou implícita, uma simpatia por crenças e práticas que contradizem o Evangelho, como o estilo de vida homossexual, o aborto ou famílias alternativas compostas por parceiros do mesmo sexo e seus filhos adotivos", declarou o então bispo Robert Prevost à época.

Prevost também atacou a chamada "ideologia de gênero": "A promoção da ideologia de gênero é confusa, porque busca criar gêneros que não existem."

Das declarações anti-LGBT até o início do papado de Robert Prevost, já se passaram mais de 10 anos. Será que ele ainda pensa dessa maneira? Cabe lembrar que o Papa Francisco, antes de assumir o papado, também foi contra a Lei do Casamento Igualitário na Argentina.

 

 

Com informações do The New York Yimes


 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Carregar mais