KAROL ELLER

Zélia Duncan lamenta a morte de Karol Eller e critica “cura gay”

"Ela foi cooptada por fundamentalistas religiosos desalmados que a convenceram de que sua natureza era doente e precisava de 'cura'," disse a cantora

Zélia Duncan e Karol Eller.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en LGBTQIAP+ el

A cantora Zélia Duncan publicou em suas redes sociais, neste sábado (14), um texto em que lamenta a morte da influenciadora bolsonarista Karol Eller, que cometeu suicídio na última quinta-feira (12) após “perder a guerra” contra sua sexualidade.

No texto, Duncan conta que começou a postar vídeos por causa de Karol, em 2019, quando iniciou a série “Zóio no Zóio” para debater o cenário político diante do governo de Jair Bolsonaro com seus seguidores e fãs. 

“Foi por causa de Karol Eller, que comecei meus vídeos, em 2019. Reposto no stories o primeiro de todos. Ontem ela se retirou da cena da vida, de forma muito muito triste. Fiquei abalada, porque imagino a dor, o desespero por que certamente passou, durante todo seu tempo aqui. Lésbica e bolsonarista, mergulhou nesse labirinto, por não se aceitar."

Karol, que tinha cerca de 600 mil seguidores em seu Instagram, era uma mulher lésbica que, apesar de já ter se identificado abertamente, possuía opiniões controversas sobre sua sexualidade e a comunidade LGBTQIAP+.

De direita e conservadora, ela também já havia publicado notas em que afirmava que tinha renunciado à “prática homossexual” após retiros religiosos. Era apoiadora do ex-presidene Jair Bolsonaro, com quem postou um vídeo em 2022 afirmando que ele “não era homofóbico”. 

 

 

No comunicado, Duncan coloca a pressão religiosa sobre a sexualidade de Karol como o catalisador do seu sofrimento psicológico. Para exemplificar, utiliza a ideia da "cura gay", alardeada pelos bolsonaristas.

“Ela foi cooptada por fundamentalistas religiosos desalmados, que a convenceram de que sua natureza era doente e precisava de 'cura', afirma.

A artista também diz que por fazer pouco caso da comunidade LGBT+, “Karol morreu sem saber que seu conforto seria nos braços de seus iguais e que nossa luta vale à pena, porque salva nossas existências”, escreveu. A influencer morreu após postar nas redes sociais que “perdeu a guerra”.

Por fim, Zélia desabafa afirmando que chorou após a morte da influencer. “Chorei por tudo, por nós, por ela. Por uma coisa que poderia ser tão simples e normal, tirar nossa paz e nosso tempo aqui. Não se abandone, não perca de vista quem te ama e pode te ajudar.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar