ELEIÇÕES 2022

Eleitores de Bolsonaro rejeitam casamento civil homossexual, diz pesquisa

O levantamento também conversou com eleitores de Lula, Simone Tebet e Ciro Gomes sobre o que pensam a respeito do casamento civil homoafetivo

Eleitores de Bolsonaro rejeitam casamento civil homossexual, diz pesquisa.Créditos: Associação da Parada LGBT de SP
Escrito en LGBTQIAP+ el

Levantamento feito pelo portal JOTA, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que entrevistou 5 mil pessoas, revela que 57% dos brasileiros concordam que os casais homossexuais devam ter direito ao casamento legal, que é garantido desde 2013 por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sentido contrário, 30% declararam discordar de tal direito. 

A pesquisa, que foi realizada a partir do projeto Papo Reto, também buscou saber a opinião sobre o casamento civil homossexual entre os eleitores dos candidatos à presidência da República: 74% dos eleitores de Simone Tebet (MDB) se declaram a favor, 71% entre os apoiadores de Ciro Gomes, e 69% daqueles que declaram voto em Lula (PT) apoiam o casamento civil homoafetivo. 

Sem muita surpresa, a pesquisa do JOTA mostra que apenas 38% dos eleitores de Bolsonaro (PL) são favoráveis às LGBT terem direito ao casamento civil.  


Lula lidera entre as LGBT com 86% das intenções de votos, diz pesquisa

 

Levantamento feito pela organização Vote LGBT revela que Lula (PT) lidera com 86% das intenções de votos entre os participantes da 26ª edição da Parada LGBT de São Paulo, realizada em junho.  

Atrás do candidato petista, aparece Ciro Gomes (PDT) com 2,5% das intenções de votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 1,6%. Outros candidatos não chegaram a 1%. 

A pesquisa também revela que 3,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, 2% declararam voto branco ou nulo, 1,9% não quiseram declarar e 1,7% em outros. 
 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar