Levantamento feito pela organização VoteLGBT revela que um total de 214 candidaturas LGBT foram registradas na Justiça Eleitoral para disputar a eleição deste ano. De acordo com o estudo, o número é maior que 2018, quando foram registradas 157 candidaturas.
Para Evorah Cardoso, integrante do VoteLGBT, "o resultado destas eleições, até aqui, é histórico. Em um contexto totalmente adverso, de uma reforma eleitoral que reduziu pela metade a quantidade de vagas dos partidos nas urnas, as candidaturas LGBT conseguiram um novo recorde".
Te podría interesar
Porém, Cardoso salienta que o cenário, no geral, ainda é de desigualdade. "Ainda estamos trabalhando em um cenário de muita desigualdade, ocupamos atualmente 0,16% dos cargos políticos efetivos e apenas 0,76 do total de candidaturas destas eleições é de LGBT, mas é bom ver o avanço".
O levantamento do feito pelo VoteLGBT também revelou que 68% das candidaturas LGBT são negras, 27% são trans e 18% estão presentes em candidaturas coletivas.
Te podría interesar
Evorah Cardoso afiram que agora "o desafio é conseguir que os partidos garantam recursos a estas candidaturas, para que não tenham de depender apenas de sua capacidade de mobilização social própria para serem eleitas. Elas precisam de apoio que o número de LGBT+ eleitas seja um novo recorde".
As candidaturas podem ser conferidas aqui.