DIVERSIDADE

Campanha LGBT da Volkswagen revela masculinidade frágil de homens: “Pra ser evoluído tem que ser gay?”

Para promover o carro Polo nas redes sociais, a montadora usou um casal gay como personagem da publicidade

Campanha LGBT da Volkswagen revela masculinidade frágil de homens: “Pra ser evoluído tem que ser gay?”.
Escrito en LGBTQIAP+ el

A Volkswagen apostou na diversidade sexual para fazer uma divulgação nas redes do carro Polo. Na imagem postada nas redes da empresa, o carro aparece ao fundo e, na frente dele, observamos um casal gay masculino abraçado e sorrindo. A imagem despertou a ira de homens heterossexuais que inundaram a publicação com comentários homofóbicos. 

Além do caráter de ódio às LGBTQIA+, os comentários revelam a fragilidade da masculinidade heterossexual, que se vê ameaçada diante de um casal gay na divulgação de um carro: "Vou vender o meu", "Saudades do capô de fusca", "Nunca mais vou conseguir ver o polo da mesma maneira", "Quem lacra não lucra! Olha o que estão fazendo com o polo", "pra ser evoluído tem que ser gay?", estes são alguns dos milhares de comentário feito por homens, aparentemente, heterossexuais na página da montadora. 

Por meio de uma nota, a Volkswagen defendeu a campanha e afirmou que a "diferença enriquece e o respeito une". "A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade e Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A permissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos do negócio. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade e Inclusão para toda a sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas". 

Em outro trecho do comunicado, a montadora afirma que acredita "que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas".